Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Talento e gosto por estudo fazem a diferença na vida de Hernanes

A Matemática perdeu um futuro profissional, mas forneceu a fórmula ideal para Hernanes manter o poder da mente na carreira do futebol

• 23/05/2014 às 14:03 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Apelidado de Profeta, Hernanes costuma utilizar a inspiração divina em suas entrevistas. A ideia não é impressionar ninguém. Ele gosta de ir além das respostas óbvias. Melhor, o volante ambidestro da Inter de Milão caça respostas. Desde a infância, vale lembrar. Por causa do dom para aprender, o filho de dona Tereza conseguiu driblar a falta de oportunidade na educação. Morador de um bairro popular no Recife, Hernanes estudou como bolsista no Colégio Boa Viagem, um dos mais renomados da capital pernambucana.
Lá, precisava ser decisivo no time de futsal e também superar a média 7,0 em todas as disciplinas, nota mínima caso quisesse permanecer estudando de forma gratuita. Nessa época, a Matemática já era a grande paixão além da bola.
Os números ajudavam Hernanes a organizar a mente e tornar as coisas mais objetivas. “Ele sempre me fala: ‘Se você não fizer as equações, vai chegar no resultado errado’. Ele gosta da exatidão. Ele só para algo quando consegue solucionar. Dei aquele jogo Resta Um pra ele, e a mulher dele me ligou reclamando: ‘Por que você deu esse jogo? Ele não sai mais de casa’”, conta o colega de sala e amigo até hoje Túlio Lima, que tomou o rumo da Fisioterapia.
A Matemática perdeu um futuro profissional, mas forneceu a fórmula ideal para Hernanes manter o poder da mente na carreira do futebol. Diferenciado, o menino, que havia brilhado na quadra de futsal do Arruda, tradicional estádio do Santa Cruz, e também no Unibol, clube-empresa já extinto da cidade de Paulista, na Grande Recife, foi longe. Chegou ainda adolescente no São Paulo, onde fez história antes de alcançar a Europa.
Projetado no tricolor paulista, aproveitou as saídas de Mineiro e Josué para ser o cérebro da equipe nas conquistas dos Brasileiros de 2007 e 2008. Em 2009, cravou lugar na seleção do campeonato nacional pela terceira vez seguida.
Com tantos feitos em 216 partidas e 35 gols pelo clube, as portas se abriram. Já com convocações para a Seleção principal em 2008, além da titularidade nos Jogos Olímpicos de Pequim no mesmo ano, o pernambucano estava pronto para outros desafios.
Da capital financeira brasileira para Roma, cidade italiana e mundial. Para viabilizar a mudança, a Lazio gastou 13,5 milhões de euros (R$ 30,9 milhões em 2010). Muito dinheiro, mas incapaz de mudar o perfil humilde do jogador. Um dos três filhos de Dona Tereza, Hernanes não se deslumbrou.
Ventos - Manteve-se focado na bola e nos estudos. Enquanto jogou demais para conquistar a Copa da Itália e cravar vaga na Seleção na Copa das Confederações, em 2013, Hernanes se aperfeiçoou e, além do italiano, aprendeu inglês, língua em que conversa com Túlio via WhatsApp.
Com a mãe, prefere mesmo o português no fiel sotaque pernambucano. Embora o filhão, já negociado com a Inter de Milão pelo valor de 15 milhões de euros (R$ 49,5 milhões), esteja muito bem de vida, dona Tereza prefere morar num apartamento sem muito luxo em Boa Viagem, bairro de classe alta da capital pernambucana, e até hoje anda de ônibus pelo Recife.
“Dinheiro não é tudo. Não passamos necessidade e nossa história é muito bonita. Tudo naturalmente. Sempre fui do lar e Hernanes merece tudo de melhor na vida dele. É muito humilde”, ressalta a mamãe orgulhosa, que apesar da licenciatura em História, sempre atuou como dona de casa.
E fez um trabalho muito bem feito. Mesmo em outro patamar financeiro, Hernanes, hoje casado e pai de três filhos, costuma priorizar o encontro com os amigos de infância e também a família na cidade de Aliança, a 81 km do Recife, durante as férias. “As árvores que conseguem crescer são aquelas que suportam os ventos mais fortes”, lembrou o meio-campista da Seleção Brasileira. O profeta. Matéria original: Correio

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes