Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Tatuagem de henna gera cicatrizes permanentes em menina de 7 anos

Madison Gulliver coloriu o braço durante viagem ao Egito, e bolhas irromperam em sua pele

Redação iBahia • 17/08/2017 às 17:35 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma britânica de 7 anos ficou com graves queimaduras e cicatrizes no braço após fazer uma tatuagem de henna negra enquanto estava hospedada com a família em um hotel quatro estrelas do Egito. A pequena Madison Gulliver estava de férias, quando seu pai, Martin, permitiu que ela fizesse uma tatuagem temporária oferecida por um salão dentro do hotel, na cidade turística de Hurghada, às margens do Mar Vermelho. Dias depois, com a família já em casa, no Reino Unido, o braço começou a coçar e bolhas foram ocupando o lugar da tatuagem. Os pais correram com a menina para o hospital, onde ela teve as bolhas cortadas e, agora, está em uma unidade de gerenciamento de cicatrizes.

Os médicos do Hospital Salisbury District, especializado em queimaduras, informaram que Madison precisará usar uma ligadura de pressão por pelo menos seis meses para minimizar as cicatrizes. O pai conta que os médicos ficaram "chocados" ao descobrir o alto nível de PH nas bolhas, indicando uma queimadura química.

— Eles decidiram tratar a pele removendo as bolhas, para que pudessem acessar a pele queimada por baixo — explicou o pai, Martin, ao portal "Daily Mail". — Eles pensaram que eles poderiam absorver as bolhas e esfregá-las, mas isso não foi possível porque elas eram tão espessas que eles tiveram que cortá-las.

O pai reclama da negligência do hotel, o quatro estrelas Fort Arabesque Resort, Spa & Villas:


— Nós ignoramos completamente os perigos [desse tipo de tatuagem] e acho que eles [os funcionários do hotel] deveriam avisar sobre isso nas brochuras. Minha filha teve bolhas do dedo até o cotovelo e está com muita dor. A tatuagem foi feita no salão do hotel, e eles ainda afirmaram que o problema não foi a henna, mas a pele da minha filha. Eu acho que é em parte minha culpa porque eu não sabia sobre isso, mas também é culpa do salão porque eles estão usando produtos químicos perigosos em crianças — protesta ele. — Queremos transmitir essa mensagem a outras pessoas.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) adverte que essas tatuagens de "henna negra" podem conter altos níveis de tinta química tóxica. A tinta contém um ingrediente chamado parafenilenodiamina (PPD), substância conhecida como a que mais causa alergia em tinturas de cabelo.

No momento, a pequena Madison está recuperada, mas ainda se encontra no hospital. Ela passará por um longo tratamento de suavização de cicatrizes, mas provavelmente não conseguirá removê-la por completo.


— Ela está potencialmente marcada para toda a vida — lamenta o pai.

O hotel egípcio pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que já não oferece mais as tatuagens de henna. Em um email para a família, Heike Moursy, gerente de relacionamento do hotel, disse:

"Em nome do proprietário do Beauty Center, pedimos desculpas novamente em relação ao que aconteceu com sua filha. Nós não desejamos que, no futuro, haja reações tão horríveis com ninguém novamente. Portanto, nosso gerente geral, Sr. Max Shoukry, falou com o dono do centro de beleza para suspender a oferta de qualquer tatuagem de henna. Nós sabemos que isso não ajuda a sua filha, mas nós desejamos que ela fique bem em breve".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo