Arte e Decoração

Tem pouco espaço? Saiba como decorar uma varanda pequena sem perder o charme

Para ter um espaço cheio de charme e funcionalidade em casa, separamos dicas para você

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A varanda é o um dos ambientes mais desejados de um apartamento. No entanto, muitos deles não tem uma varanda espaçosa, o que pode gerar uma frustração nos moradores. Mas dá para deixar o cômodo aconchegante e charmoso através da decoração. Para ter um espaço cheio de charme e funcionalidade em casa, siga essas dicas:

Defina um uso

Antes de botar a mão na massa e mudar o ambiente, defina qual será a função da sua varanda. Você pode transformá-la em um cantinho de descanso e relaxamento ou um espaço gourmet. Definir isso é importante para saber no que investir.

Invista em prateleiras

Se você tem pouco espaço, invista em elementos na parede, como prateleiras e nichos. Essas peças te ajudarão a organizar e decorar o ambiente sem interferir na circulação das pessoas. 

Versatilidade

Móveis versáteis são ideais para espaços estreitos, isso porque podem ser levados de outros cômodo da casa para a varanda. Algumas soluções de móveis são: poltronas e mesas que podem compor qualquer ambiente, além de banquinhos dobráveis que servem tanto como mesa de apoio, como descanso de pés para relaxar e curtir o pôr-do-sol na varanda. Outra boa opção são bancos baús, que servem tanto para sentar quanto para guardar objetos.

Que tal um jardim vertical?

Assim como as pretaleiras, os jardins verticais são ótimas opções para otimizar o espaço na varanda. Se você é "mãe de planta", essa é uma boa solução, aproveitando o o espaço das paredes com pallets, caixas de feira ou até cordas.