Comportamento

Tempo de florescer: entenda por que as pessoas transam mais na primavera

A temperatura mais amena faz as pessoas saírem mais e socializarem

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Será que o calor ajuda a praticar mais sexo? De acordo com uma pesquisa realizada pelo C-date, site de relacionamento, o sexo casual aumenta 30% na primavera. Um dos motivos para ter esse crescimento seria as cores, cheiros e festas de fim de ano, que fazem as pessoas saírem mais, gerando encontros sem compromisso.

Foto: Reprodução

Segundo a sexóloga Carla Cecarello, a primavera abre oportunidades para uma frequência das relações sexuais e a prática está relacionada ao fato de que o período oferece inúmeros atrativos. A temperatura mais amena faz as pessoas saírem mais, divertirem-se mais e assim se socializarem.

Ainda conforme a especialista, homens e mulheres elegantes acabam por se produzirem melhor, desde roupas aos cosméticos. "Assim, a temperatura mais amena faz os perfumes intensos se conservarem durante mais tempo. Eles se misturam com a maior secreção de feromonas produzidas nesta época do ano".

Na pesquisa, os odores e as cores foi a mais foi escolhida pelos usuários, por trazer as sensações de bem-estar (31%) e independência (28%) e por ser um caminho para fugir da rotina (25%).    

Conforme a psicóloga Yris Souza, as pessoas mais românticas também são influenciadas pela estação. “A mudança produzida com o aumento da luminosidade e da temperatura tem implícita uma alteração no estado de espírito, desajustando a nossa atividade hormonal. Para além disso, a luz estimula a produção de serotonina. “Isto nos permite ser mais comunicativos, mais receptivos a conversas, a relações sociais, ao amor e no fim a relações sexuais”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de setembro e 31 de outubro de 2019 e obteve 2.848 respostas espontâneas, sendo 1.521 de perfis identificados como masculinos e 1.327 de perfis identificados como femininos.

Do total, 49,35% (1.405 pessoas) apontaram que praticam mais sexo casual na primavera do que no inverno, 27,12% (772) disseram manter a mesma regularidade de relações, enquanto 10,59% (301) afirmam diminuir o número de vezes que fazem sexo casual. Os 732 homens (48,13%) confirmaram fazer mais sexo na primavera, assim como, 700 (52,78%) mulheres também deram a mesma resposta.