Arte e Decoração

Tendência de decoração: dicas para organizar espaços residenciais sem gastar muito

Arquiteto Márcio Barreto une aspectos da arquitetura de interiores moderna para casas populares

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer ficar por dentro das tendências da arquitetura de interiores moderna para casas populares? O arquiteto Márcio Barreto garante que a orientação é optar por habitações práticas, livres de muita ornamentação e de design simples.

O especialista deu dicas de como manter os projetos para casas aconchegantes e agradáveis, sem precisar desembolsar grandes quantias em novas construções, ou em adaptações de moradias já prontas.

Foto: divulgação / Gabriela Daltro
Márcio Barreto alertou que o primeiro passo é o planejamento. "É necessário ter a ideia exata do que você precisa. Vale fazer uma análise entre ‘o que você precisa x o que você deseja’, levando em consideração quanto pode investir”.

Passada a fase de planejamento, o profissional orienta à escolha correta dos materiais para acabamento, como pisos, revestimento, bancadas e metais, levando em conta a harmonia entre eles. Segundo Márcio, "Ao final da obra, antes mesmo de entrar móveis e decoração, é importante pensar nos detalhes ainda, como revestimento, pintura e bancadas, assim você prepara um ambiente bonito antes mesmo dos objetos decorativos", elucida.

Ainda de acordo com o arquiteto, outras sugestões para alinhar aspectos da arquitetura moderna em moradias simples é a pintura com uso de cores suaves ou seca; uso de materiais naturais na decoração, como galhos, sementes, pedras e cerâmica; e o reaproveitamento dos móveis de família como poltronas e aparadores.
Foto: divulgação / Gabriela Daltro
Para tornar os cômodos da casa ainda mais agradáveis, Márcio aposta em iluminações aconchegantes, jogo de cores através da pintura e no uso de tecidos confortáveis ao toque, como em cortinas, almofadas e mantas.

Márcio Barreto também falou sobre a importância de contratar um profissional para fazer o projeto e colocar em prática. “Contando com um profissional à frente, os clientes terão a oportunidade de conhecer ainda mais soluções criativas e adaptáveis a moradia em questão”, conclui o arquiteto.