Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Tênis gera energia conforme o usuário caminha

• 15/01/2015 às 11:57 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

esteira-ecod.jpg
O tênis elétrico pode gerar até 4 milliWatts de potência
Foto: Getty Images

Em um cenário mundial de escassez energética e utilização centralizada nos combustíveis fósseis, os cientistas buscam, cada vez mais, novas formas de gerar energia. A novidade agora vem da Alemanha, onde um calçado gera energia conforme o usuário caminha. O gadget desenvolvido por pesquisadores alemães foi tema de um estudo divulgado na publicação Smart Material and Structures.

O tênis produz energia de duas formas diferentes. Uma delas é por meio do impacto do calçado com o solo. A outra é baseada no movimento do tênis durante a caminhada.

"Ambos os dispositivos foram modelados e projetados com a restrição do tamanho em mente, a fim de facilitar a integração com a sola do tênis", explica o estudo sobre a nova tecnologia.

No interior do calçado há ímãs e bobinas. A passagem do campo magnético dos ímãs pelas bobinas gera a corrente elétrica. Segundo os criadores, o tênis elétrico pode gerar até 4 milliWatts de potência, energia suficiente para alimentar pequenas aplicações. Para efeitos de comparação, recarregar um smartphone exige cerca de 2 mil milliWatts.

A ideia dos cientistas é usar a energia gerada pelos tênis para pequenos sensores que façam medição de aceleração e direção.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade