Educação

Tô Ligado na Energia: Projeto estimula consumo consciente de jovens baianos

Primeiro 'Dia Show', no Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, acontece nesta terça-feira (9)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Estimular o consumo consciente, a mudança de hábitos, o aprendizado e potencializar a qualificação de estudantes baianos, através de ensino diversificado, - de maneira lúdica, - são os objetivos do Festival Tô Ligado na Energia.

O projeto contempla colégios das redes municipal e estadual de Salvador, sendo o Colégio Estadual Helena Celestino, localizado no bairro do IAPI, o primeiro a receber as atividades. Depois de mais de um mês de intensos desafios e aprendizados, os alunos apresentarão nesta terça-feira (8) o que foi ensaiado até então.

“O nosso intuito é multiplicar as conquistas obtidas em 2016, alcançando um maior número de estudantes e mais engajamento por parte desse público. Além disso, já possuímos experiência para reconhecer e superar os desafios, principalmente relacionados à compreensão dos alunos acerca da multiplicidade do projeto”, afirma Luís Moreira, gerente executivo do segmento Rádios da Rede Bahia.

Na sequência, outras sete instituições de ensino, sendo cinco estaduais e duas municipais, também participarão. Todos os colégios vivenciarão as mesmas atividades, oficinas e laboratórios. Há ainda uma programação matricial, com adaptações específicas para cada unidade de ensino.

O Festival


cada instituição educacional contará com monitores, professores e facilitadores, garantindo a aplicação das atividades pedagógicas orientadas pela Coelba, assim como cumprimento das metas de aprendizado, através de ferramentas artísticas, jogos recreativos e tarefas de conhecimento específico, cujos temas principais são: eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e meio ambiente.

Em cada escola, os alunos se dividirão em três equipes - laranja, azul e amarelo – e participarão de games e tarefas, tendo como foco os conhecimentos acerca dos temas. Para isso, os líderes e blogueiros escolhidos pelas equipes participarão de uma capacitação especial e servirão como multiplicadores, sensibilizando para a mudança de hábitos de consumo, informando a comunidade e levando esses conhecimentos para casa.

Por fim, cada colégio terá seu Dia Show, em que será exibido tudo o que foi produzido pelos alunos ao longo de todo o período de realização do Festival.

Sucesso

Em sua 1ª edição, ocorrida em 2016, o projeto contou com o apoio da Coelba, iBahia, Rádio Bahia FM e da Secretaria de Educação da Bahia. Ao todo, participaram cerca de mil alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, de quatro escolas estaduais, que produziram fotos, vídeo, livro e uma revista. Neste ano, a parceria é entre a Bahia FM e a Coelba.