Educação

Trabalhos de conclusão de curso poderão ter consulta pública obrigatória

Projeto de lei visa coibir o plágio e a compra de monografias na graduação

Da Redação
Um projeto de lei (PLS 199/2012) que prevê a viabilidade da consulta pública de trabalhos de conclusão de curso (TCC) em graduação já encontra-se fechado para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta visa dificultar práticas ilícitas, como o plágio de outros trabalhos acadêmicos e a compra de monografias. O projeto é de autoria do senador licenciado Blairo Maggi (PR), do Mato Grosso.
 
Entre os textos acadêmicos, os trabalhos de graduação são os únicos que ainda não possuem caráter público e divulgação em bibliotecas, como acontece com as dissertações de mestrado e as teses de doutorado. Segundo Maggi, em declaração veiculada pela Agência Senado, "trabalhos como monografias de graduação não são respeitados e tornam-se objetos de crimes. Com a difusão do acesso à internet, fatos dessa natureza tornaram-se mais fáceis, o que põe em dúvida a lisura dos processos de avaliação do conhecimento dos formandos".
 
De acordo com o texto do projeto, antes da divulgação do TCC, que obedecerá um tempo regulamentar, será disponibilizado um prazo para possíveis ajustes dos trabalhos acadêmicos. Caso seja aprovado pela comissão e não for apresentado recurso para o Plenário, o texto seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Matéria original: Correio 24h
Trabalhos de conclusão de curso poderão ter consulta pública obrigatória