Trânsito

Trecho da avenida Contorno será liberado na sexta; via será monitorada

O anúncio da liberação foi feito pelo secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana

Da Redação Correio 24h
- Atualizada em
O trecho da pista da avenida Contorno atingido pelo deslizamento de terra no último 16 será liberado para o tráfego na sexta-feira (12). A via será permanentemente monitorada depois disso, segundo a prefeitura.

O anúncio da liberação foi feito pelo secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, durante entrevista coletiva na sede do órgão. A medida foi tomada depois da conclusão do parecer técnico preliminar emitido pela Escola Politécnica da Ufba.  Segundo o parecer, o escorregamento de terra foi provocado por dois motivos: o alto volume de chuvas do período e uma tubulação de esgotamento sanitário obstruída, que fez com que o esgoto transbordasse sobre a encosta. Outros acidentes anteriores também contribuíram para o incidente.

Segundo Fontana, o monitoramento da pista e da encosta será permanente, para garantir a segurança da população. "Caso tenha precipitação na cidade em torno de 15mm, vamos voltar a interditar parte da pista. Com 30mm, poderemos interditar a pista por completo”, explicou. Caberá à Codesal monitorar a pista, que passa por finalização do asfaltamento no trecho atingido.

O secretário falou também sobre a estabilização da encosta, sinalizando que o terreno é privado e as medidas que estão sendo tomadas são emergenciais. “O parecer da Procuradoria Geral do Município é de que, enquanto não obtivermos resposta do proprietário, temos que intervir para garantir o bem-estar da coletividade. Sendo assim, vamos fazer um novo estudo do local para elaborar um projeto e, então, começarmos as obras. Caso não consigamos entendimento com o proprietário, poderemos cobrar dele o que foi investido e, em último caso, colocar a situação na Dívida Ativa”, explicou.

Matéria original: Correio 24h
Trecho da avenida Contorno será liberado na sexta; via será monitorada