Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

'Uber não pode explorar mais brechas na lei', diz Brad Stone

Para Stone, embora os críticos estejam cobertos de razão, o impacto de Uber e Airbnb na sociedade é positivo

Redação iBahia • 17/08/2017 às 8:58 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Criadas há menos de dez anos, Uber e Airbnb se estabeleceram em pouquíssimo tempo como baluartes da economia do compartilhamento, incomodando setores como os de táxis e hotéis e sendo duramente criticadas pelos efeitos colaterais que geram — sobretudo as condições de trabalho, no caso da Uber, e a escassez de moradia em cidades turísticas, no do Airbnb. Em “As Upstarts”, da editora Intrínseca, o jornalista americano Brad Stone — biógrafo de Jeff Bezos e editor de Tecnologia da Bloomberg — retraça a trajetória dessas companhias.

Para Stone, embora os críticos estejam cobertos de razão, o impacto de Uber e Airbnb na sociedade é positivo, representando uma oportunidade econômica para pessoas que estavam à margem desses mercados, satisfazendo uma demanda legítima dos consumidores e pressionando as empresas estabelecidas a melhorarem os seus serviços.


Uber e Airbnb são as empresas que as pessoas mais amam odiar. Apesar de tão criticadas, qual foi o segredo para se tornarem irresistíveis aos consumidores?
Elas oferecem bons serviços que são, em alguns casos, mais baratos. Trazem mais opções para o mercado. Vejamos o caso da Uber. O mercado regulado de táxi ao redor do mundo não estava servindo muito bem aos passageiros. Os preços eram determinados por uma tabela, não era possível aumentar a oferta de carros quando necessário, e as companhias de táxi sempre se opuseram à possibilidade de concessão de mais licenças para prestação do serviço. Tudo isso enquanto o crescimento da população está explodindo em várias partes do mundo. No caso do Airbnb, pense na situação de uma família com filhos. Em hotéis, muitas vezes, você não consegue adicionar uma cama extra no seu quarto e precisa pagar por mais um quarto inteiro para acomodar seus filhos. Você é penalizado financeiramente por ter filhos. Uber e Airbnb chegaram para satisfazer essa demanda frustrada. Por isso, enfrentam resistência do mercado, mas os consumidores abraçaram suas ofertas. Não se trata apenas dessas duas companhias, mas também de outras como Lyft, Didi na China e claro que há exemplos no Brasil também.

O livro defende que os usuários precisam fazer com que Uber e Airbnb ajam de acordo com os valores que prometem representar. Como fazer isso?
A Uber é acusada de não tratar seus motoristas de forma justa. No caso de Airbnb, é verdadeira a acusação de que a plataforma permite escolhas a partir de critérios raciais. Nesses casos, os usuários fizeram suas críticas serem ouvidas e forçaram as empresas a tratar desses problemas. É isso que está acontecendo. Essas companhias fizeram promessas. No caso da Uber, a promessa era oferecer uma opção de transporte, especialmente em lugares onde elas não existiam. No Airbnb, a promessa foi oferecer muitas escolhas e diferentes faixas de preço. Essas empresas vão adotar uma postura ainda mais corporativa quando abrirem seus capitais na Bolsa, a tendência entre esse perfil de companhia é favorecer seus lucros em detrimento do cliente. Por isso, é bom ver que está havendo competição na chamada economia do compartilhamento, de forma a dar mais opções aos usuários.

No fim das contas, o impacto dessas companhias na sociedade e na economia é positivo ou negativo?
Sem dúvida, é positivo. Elas criaram oportunidades econômicas para as pessoas que simplesmente não existiam antes. Se você está desempregado ou não tem muito tempo disponível para trabalhar por causa dos estudos, você pode dirigir para uma companhia do tipo 99, Uber e Lyft. Se você tem uma casa e quer viajar por alguns meses, pode alugá-la por esse período. Na cidade de Nova York, era quase impossível conseguir um táxi fora de Manhattan. Os táxis faziam julgamentos raciais e não iam para aquelas áreas. Era difícil conseguir um bom quarto de hotel no Brooklyn, então essa região não estava usufruindo do benefício econômico do turismo por lá. Então essas companhias ampliaram a possibilidade de acesso a esse benefício econômico e a esses serviços nos setores de transporte e de viagens.

Os efeitos negativos são relevantes?
Sim, é claro que isso cobrou um preço. Houve um revés econômico para os serviços estabelecidos que operavam nesses setores. Foi o caso dos motoristas de táxi. Mas diria que eles estavam fazendo um interpretação precária da demanda dos consumidores antes de o Uber surgir. Eles não ampliavam a oferta de carros quando necessário, não conseguiam adaptar seus preços à demanda e, em muitas cidades, sequer aceitavam cartão de crédito simplesmente porque não queriam pagar a taxa dessa opção de pagamento. Então, companhias como Uber fizeram com que esses serviços ficassem mais sensíveis às necessidades dos seus consumidores.

A cultura corporativa da Uber foi marcada por um escândalo que já resultou no afastamento de seu principal executivo. Como isso afeta a empresa?
Isso gerou rancor e controvérsia para a companhia. A companhia estava sendo gerida por um diretor executivo de postura muito incisiva, que combatia concorrentes sem cansaço e alienou muita gente nesse processo. No fim, ele não tinha mais nenhum aliado. Isso tudo levou à saída de Travis Kalanick. Ele cometeu muitos erros e seu comportamento se revelou indefensável. A companhia está tentando fazer frente a essas críticas, embora ainda precise de um novo diretor executivo. Mas a companhia tem reagido às críticas. Eles têm muitos desafios pela frente. A empresa ainda está envolvida em controvérsia, a marca foi muito afetada. A Uber já está avaliada em US$ 70 bilhões de dólares, mas é preciso saber se os investidores serão otimistas quando ela lançar ações na Bolsa. Mas seus números ainda são bons e ela segue crescendo. Mesmo que muitos usuários acreditem que a empresa não está fazendo valer os seus valores, eles ainda clicam no aplicativo da Uber quando precisam chamar um carro.

E como o senhor compara a gestão da Airbnb com a da Google?
Airbnb é uma companhia mais inteligente. É mais bem gerida, sua gestão é mais experimentada, tendo conseguido evitar todos os problemas enfrentados pela Uber nos últimos meses. O Airbnb se saiu muito bem na forma como lidou com a oposição da indústria de hotéis aos seus serviços e até mesmo no posicionamento da marca no tema da imigração diante do atual ambiente político dos EUA. Isso gerou noticiário positivo para a empresa.

O livro destaca como Uber e Airbnb aproveitaram brechas na legislação. Essa estratégia é sustentável?
Essas empresas não podem mais explorar brechas na legislação. Elas já são grandes demais para isso e precisam negociar com governos. Os governos já perceberam o quanto os usuários gostam desses serviços, então devem ser autorizados e regulados.

Quais são as ambições da Uber no segmento de carros autônomos, que gera tanto temor por seu potencial impacto nos empregos?
A Uber reconhece que eles precisam liderar a revolução do carro sem motorista. Infelizmente, compraram uma companhia de um ex-funcionário da Google e agora está em litígio. Isso pode reduzir significativamente seu projeto. Acho que não estamos perto. A tecnologia pode até estar pronta daqui a pouco tempo, mas muito mais será necessário, em termos de cultura, infraestrutura.

O senhor já afirmou que a "economia compartilhada" é mais um posicionamento de marketing do que uma verdade. Por quê?
Sou cético em relação ao conceito de economia do compartilhamento. Já está óbvio para todo mundo que seus serviços são de caráter comercial. No caso da Uber, o serviço é prestado por motoristas profissionais que querem flexibilidade. Pessoas que realmente querem oferecer um quarto vazio na sua casa ou aproveitar o trajeto entre casa e trabalho para ligar o medidor da Uber são uma fração muito pequena da chamada economia do compartilhamento. Acho que se trata mais de uma economia sob demanda ou uma economia da confiança.

O que você espera para o futuro dessas empresas?

Veremos IPOs (lançamento de ações) das duas companhias no ano que vem. Uber ainda precisa de um diretor executivo e de cortar gastos. É difícil saber o que vai acontecer daqui a dez anos. Acho até que é possível o Travis voltar. Ele quer isso, mas tem que evoluir bastante. No caso do Airbnb, ela vai tentar se transformar mais em uma companhia de viagem.

Como acompanha a evolução da Amazon?
Desde que publiquei meu livro (“A loja de tudo — Jeff Bezos e a era da Amazon), em 2013, o valor de mercado da Amazon já quadruplicou. No livro, contava como a Amazon queria se transformar da “loja de tudo” na “empresa de tudo”. E ela está se transformando. É impressionante o quanto a empresa se esforça para entrar no mercado de varejo, e a compra da Whole Foods mostra como ela continua tentando entrar no segmento, embora ainda haja desafios. Mas a empresa está ficando cada vez mais poderosa, e há certo desconforto com isso nos EUA.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias