Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Uma a cada cinco pessoas envia mensagem enquanto dirige

Quando a pessoa recebe informações prazerosas em seu telefone, seu cérebro libera uma dose de dopamina, substância química que causa sensação de felicidade

• 13/03/2015 às 15:31 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma em cada cinco pessoas não resiste ao impulso de ler e enviar mensagem enquanto dirige. A conclusão foi feita por pesquisadores do Centro Annenberg para o Futuro Digital da Universidade do Sul da Califórnia e pela empresa Bovitz Inc. De acordo com o estudo, 87% dos entrevistados concordaram que é perigoso lidar com texto ou verificar e-mail durante a direção, ainda assim, fazem isso.
Foram ouvidos a 904 motoristas sobre seu comportamento com mensagens de texto e uso de e-mail no carro. As respostas variaram de idade, com 17% dos “millennials” (idades entre 18 e 34) admitindo que sempre ou frequentemente enviam ou verificam mensagens on-line durante a condução. Na amostragem de entrevistados entre 35 e 54 anos, apenas 7% deles admitiram comportar-se do mesmo modo. "As pessoas estão admitindo que é perigoso lidar com texto no celular enquanto dirigem, mas ainda é um comportamento que não conseguem evitar", disse Jeff Cole, fundador e diretor do centro, em entrevista ao Jornal O Globo. "As pessoas mais jovens, essencialmente, foram desmamadas já em um ambiente tecnológico. Elas não sabem da existência de vida sem seus celulares ou smartphones”, “Eles vêem a tecnologia como uma extensão de si mesmos", disse Greenfield. Um estudo semelhante foi feito em 2014, também sobre mensagens de texto e condução. Nos resultados, o pesquisador descobriu que as pessoas têm dificuldade em controlar o impulso de verificar seus telefones durante a condução. Segundo Greenfield, nossos smartphones realmente mudaram a maneira como nossos cérebros funcionam. Quando a pessoa recebe informações prazerosas em seu telefone, seu cérebro libera uma dose de dopamina, substância química que causa sensação de felicidade. Só que a pessoa não tem como saber se o texto ou notificação que vai receber irá criar esse sentimento. Assim, ela sente o impulso de verificar o seu telefone, explica Greenfield."As pessoas não sabem que seus cérebros estão sendo condicionados, mas isso é o que os smartphones estão fazendo: moldando nosso comportamento, sem que nos demos conta", concluiu o pesquisador. Com informações do Jornal O Globo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo