Educação

Universidades brasileiras oferecem cursos gratuitos online

Interessado poderá conseguir certificado gratuitamente em alguns cursos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Algumas universidades brasileiras estão oferecendo cursos gratuitos com diversos temas pela internet. Em sua maioria, trazem vídeos-aulas, além de textos, atividades e palestras de grandes nomes de cada assunto no mundo acadêmico. O interessado poderá conseguir certificado gratuitamente em alguns cursos, mas para isso é necessária a inscrição e a aprovação em uma prova presencial. O iBahia separou os dez melhores para você; confira.

Cursos podem ser assistidos sem sair de casa


Conhecimentos, saber e ciência
Este curso é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas Online. Possui cinco horas de duração, com animação e texto. As aulas explicam a organização dos conhecimentos, identificando os parâmetros que limitam a ciência e o que caracteriza a postura investigativa do cientista.


Direito Administrativo
Curso mais acessado da plataforma digital da Unesp Aberta, universidade provedora, possui 12 vídeos-aulas, textos e atividades que incluem princípios da administração pública, atos administrativos e crimes licitatórios. Para participar, é necessário fazer um cadastro com informações pessoais. O curso ainda não oferece certificado.


Escrita científica
Trata-se de palestras, entrevistas e aulas dadas por professores da Universidade de São Paulo (USP). No site e-aulas USP é possível participar do curso, que tem sua aula "Escrita científica: produção de artigos de alto impacto" ministrada pelo professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física da USP São Carlos.


Física básica
A Universidade de São Paulo (USP) também oferece, em parceria com o Veduca, o curso de física básica, que traz 21 horas de aula online, além de testes e área de fórum. Os interessados podem fazer a inscrição para receber um certificado ao final do período, mas se faz necessária a aprovação em uma prova presencial.


Humanismo
A Universidade de Campinas (Unicamp) oferece uma aula sobre os "Humanistas" e a sua contribuição para a história moderna com o professor José Alves Neto. Não é necessário fazer inscrição para assistir ao curso. Só é preciso acessar a plataforma de aulas da instituição.


Internetês
A Unicamp também está disponibilizando aulas online gratuitas na plataforma e-Unicamp sobre "Internetês", que fala sobre os diferentes tipos de linguagem e a forma como podem mudar a língua portuguesa na internet.


Novas regras ortográficas
As novas regras ortográficas da gramática brasileira ainda confundem algumas pessoas até hoje. Para isso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Online oferece alguns cursos gratuitos sobre o tema em sua página. O curso "Reconhecendo texto e contexto - Jogo das novas regras ortográficas" possui 15 horas. Em formato de jogo, ele aborda as mudanças de ortografia após o novo acordo.


O ouro no Brasil
Também oferecido pelo e-aulas da USP, o curso possui palestras, entrevistas e aulas dadas por professores da Universidade. É ministrado pelo professor João Paulo Garrido Pimenta e nele é explicado a importância do país no mercantilismo e na economia mundial.


Probabilidade e estatística
Oferecido pela USP, o curso possui 15 horas de aulas online, que podem ser assistidas gratuitamente. Também é possível receber certificado, atendendo os mesmos moldes do curso de física básica.


Sustentabilidade
Com 12 horas de duração, o curso "Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão" é ministrado pela Fundação Getúlio Vargas Online. Nele, o aluno saberá mais sobre o que fazer e não fazer para contribuir por um mundo mais sustentável. Há certificado, mas para recebê-lo é necessário se inscrever no portal.