Carros

Vai enfrentar trânsito em dias de chuva? Saiba se o seu veículo está preparado

Realizar revisão preventiva e ter atenção redobrada ao volante são as melhores formas de se preparar para enfrentar um temporal

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em tempos de chuva é preciso ter alguns cuidados com o veículo para evitar surpresas desagradáveis.  Realizar revisão preventiva e ter atenção redobrada ao volante são as melhores formas de se preparar para enfrentar um temporal. Itens como pneus, palhetas, freios, lanterna e pisca devem ser checados.

O engenheiro mecânico, Fabio Okano, gerente de Engenharia de Veículos da Ford, apontou componentes essências para garantir a segurança veicular em dias chuvosos.  Confira:

Foto: Reprodução

- Pneus: Certifique se os pneus estão em bom estado de conservação, pois pneus carecas comprometem a capacidade de escoar a água e aumentam os riscos de aquaplanagem. Faça a calibração semanalmente e fique atento a hora de troca-los.


- Palhetas do limpador de para-brisa: Esse componente é fundamental para a boa visibilidade do condutor. Em situação de desgaste aparente ou dificuldade de acionamento precisa ser substituído, para que o item consiga retirar o excesso de água durante a chuva.  Além disso, tenha cuidado quando for lavar o veículo, as lâminas de borracha devem ser higienizadas apenas com pano umedecido em água.

-  Freios: O sistema de freio do carro funcionando bem é essencial em qualquer circunstância no trânsito, afinal ele garante a frenagem segura. Todos os itens desse sistema devem ser verificados conforme recomendação do manual do proprietário ou em sinal de desgastes e vazamentos.

- Parte elétrica: Peças como lanterna, farol e pisca são imprescindíveis para evitar acidentes no trânsito, por isso a revisão da parte elétrica deve ser feita regularmente. Esse sistema ajuda o motorista a conduzir em segurança mesmo em locais de baixa visibilidade, e ainda permite sinalizar ultrapassagens, freadas e demais atitudes do condutor.