INTERIOR

Vai se preparando! Cinco cidades para matar a saudade do São João quando a pandemia acabar

Para um estado em que as festas juninas são tão tradicionais, a ausência é ainda mais sentida

Cláudia Callado (claudia.callado@redebahia.com.br)


Está todo mundo contando nos dedos o dia que poderá curtir uma festa novamente, não é? E quando o assunto é São João, a saudade fica ainda maior, já que este é o segundo ano sem os festejos por conta da pandemia do novo coronavírus. Para um estado em que as festas juninas são tão tradicionais, a ausência é ainda mais sentida. Mas para os forrózeiros já irem se preparando para quando "tudo isso passar", confira cinco opções de cidades baianas para você curtir seu próximo São João:

  • Senhor do Bonfim

Conhecida como "capital baiana do Forró", Senhor do Bonfim não poderia ficar de fora. Tradicionalmente, a cidade conta com shows de grandes nomes do forró no Espaço Gonzação, aberto ao público. Além disso, tem a tradicional festa privada, o Forró do Sfrega. 

A cidade conta ainda com desfile de blocos, apresentações de grupos de pífanos, Trem do Forr.ó e a tradicional guerra de espadas, que lá é chamada de “Show de Espadas”.

  • Santo Antônio de Jesus

Mais próxima de Salvador, fazendo parte do Recôncavo, Santo Antônio de Jesus, ou SAJ, para os íntimos, chama atenção pela estrutura e pela garantia de bons nomes do forró. Além disso, a festa privada da cidade, o Forró do Lago, com Bell Marques, é sempre disputada.

  • Cachoeira

Famosa pela qualidade dos licores fabricados pelos moradores e também pelo patrimônio cultural e arquitetônico, a cidade localizada no Recôncavo Baiano a 110km da capital, é sempre uma boa ideia para quem gosta do São João mais tradicional, com comemorações na praça da cidade.

  • Mucugê 

Mucugê é um destino que não preza pela badalação, mas sim pela tradição. Na Chapada Diamantina, a 450km de Salvador, a cidade realiza São João focado nas tradições juninas, ou seja, nada de sertanejo ou bandas de forró mais modernas. 

  • Ibicuí

Ibicuí é o destino preferido dos jovens. O sucesso dos festejos juninos do município que está a 539 km de Salvador está ligado às festas privadas Brega Light e Ticomia, que tem mais de 20 anos de tradição. A praça pública da cidade também costuma ter grandes atrações.