Carros

Vai viajar? Veja como preparar o seu carro para a estrada

Veículo merece revisão especial antes das viagens de fim de ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O final de ano já está aí, e para muita gente é o momento de sossegar e viajar com a família e amigos. O fluxo nas estradas aumenta consideravelmente, tanto para entrar quanto para sair da capital. Além de preparar a mala de roupas, é importante ter atenção com o veículo que irá levar todo mundo para o destino final.

Apesar de ser uma época de muito sol, é importante preparar o carro para mudanças abruptas de tempo. “Em dezembro inicia-se o verão e vale a pena lembrar que, junto com o calor, a estação também é conhecida por fortes chuvas. Por isso, é importante avaliar também itens que podem fazer a diferença em um ambiente de água na pista e no vidro dianteiro, como pneus e limpadores de para-brisa", destaca o gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, Claudio Cardoso, e Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto.

Foto: Reprodução

Confira abaixo cinco dicas, feitas pelos profissionais, para o seu veículo antes de pegar a estrada neste fim de ano:

Fique atento aos limpadores
Ter uma boa visibilidade é essencial para manter a segurança na época de chuvas, por isso, os limpadores de para-brisa devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar.

Verifique os faróis e lanternas
Imagine falhar lanterna ou farol na estrada, à noite? Ou, mesmo de dia, em caso de chuva, quando o ambiente tende a ficar mais escuro, o farol precisa estar aceso. Por isso, e por uma questão de segurança, o motorista deve estar atento à revisão das luzes dos faróis e lanternas.

Observe os pneus
Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu. Dentro deles estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Fique atento às pequenas avarias que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

Manutenção dos freios em dia
Manter o sistema de freios – que inclui discos, pastilhas, etc. – em boas condições é essencial para o bom funcionamento do veículo e para garantir a segurança do motorista. É importante que o motorista se atente a ruídos ou a demora ao frear, pois são alguns indícios da necessidade de manutenção.

Atenção com o óleo lubrificante
O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.