Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Veja 10 dicas para economizar energia e aliviar o bolso

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projetou uma alta de 16,7% nas tarifas de energia em 2022

Redação iBahia • 17/09/2021 às 13:45 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com a falta de chuva nas principais regiões do país, os reservatórios das hidrelétricas estão baixos, obrigando o sistema de energia nacional a ativar as termelétricas. Os custos extras com esse serviço são transmitidos para os usuários pelas bandeiras tarifárias.

Desta vez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projetou uma alta de 16,7% nas tarifas de energia em 2022. E um dos fatores que vai impulsionar esse aumento, segundo a Aneel, é o agravamento da crise hídrica no Brasil.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Elétrica da Unime Lauro de Freitas, Márcio Garcia, é possível manter o consumo dentro da normalidade e até reduzir neste período mantendo a correta utilização dos equipamentos. “Reduzir o consumo, além de permitir uma vida mais sustentável, permite que o sistema hidrelétrico esteja adequado à demanda local. Com isso, existe uma maior eficiência na geração de energia elétrica e os custos diminuem”, explicou.



Abaixo, Márcio Garcia fez uma lista com 10 dicas para te ajudar nessa redução de consumo. Confira:

1) Entender a potência do aparelho - Algumas pessoas compram aparelhos ou equipamentos por impulso ou por recomendação do vendedor. Elas têm em casa a melhor fritadeira elétrica, a chapinha mais quente, o chuveiro com maior vazão, por exemplo, mas muitas vezes essa potência toda não se justifica. Entenda e dimensione sua potência para o uso adequado, para não “gastar” uma energia que não será devidamente utilizada.

2) Geladeira e fogão próximos não combinam - Esses dois equipamentos próximos podem interferir no consumo de energia um do outro, devido às diferenças de temperatura. Um irá exigir que o outro trabalhe mais, gastando mais energia e o consumo aumentará sem necessidade. Procure posicioná-los em locais distantes para garantir o funcionamento adequado.

3) Máquina de lavar - Lave roupas quando tiver um bom volume, além de economizar energia acaba economizando água.

4) Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo - Durante o dia, procure usar o ar-condicionado em apenas um cômodo da casa. Assim, todos podem estar juntos e se aquecer. Mas tenha sempre o filtro do ar-condicionado limpo, isso evita que o temporizador seja acionado várias vezes para manter a temperatura.

5) Mantenha a geladeira fechada - Procure ser rápido e preciso na utilização na escolha dos alimentos armazenados na geladeira. Parece básico, mas muita gente ainda abre a porta e ficam observando por minutos, desnecessariamente. Neste período todo em que a geladeira fica aberta, o ar gelado que mantém a temperatura adequada acaba saindo. Então, os sensores indicam que precisa ligar o motor para iniciar o processo de refrigeração de novo. Se não vai pegar nada, mantenha geladeira fechada.

6) Verifique as borrachas da porta da geladeira - Em algumas residências, a geladeira é o aparelho doméstico que tem o custo mais alto de utilização, por isso mais uma dica: verifique a borracha de vedação da porta da geladeira. Essas borrachas em estado ruim fazem o motor ligar mais vezes para manter a temperatura e o consumo pode representar até 30% da conta de energia.

7) Dê preferência por aparelhos certificados PROCEL - Até algumas marcas de carros já possuem o selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que possuem a categorização por letras. Os selos com classificação "A" são considerados mais eficientes, ajudam o meio-ambiente e o bolso do consumidor.

8) Não demore no chuveiro – Evite escovar os dentes e atividades que não precisam ser feitas debaixo do chuveiro. – Ao ensaboar-se faça com o chuveiro desligado, menos tempo ligado, menos gasto de energia e água. – Utilize com sabedoria, posição “verão” utiliza bem menos energia que a posição “inverso”, boa opção para quem gosta de banhos longos.

9) Evite "gambiarras" elétricas - Avalie se as ligações dos eletrodomésticos estão corretas e se o fio não está derretendo. Se um fio está esquentando, ele consome energia. Não ligue 2, 3 ou 4 aparelhos em um T na mesma tomada, isso também produz efeito joule (quando a energia elétrica se transforma em energia térmica, ou seja, calor), consome energia e aumenta a possibilidade de incêndios.

10) Evite Stand-by - Os aparelhos, quando ficam em stand-by, também consomem energia. Essa ação pode representar até 12% do consumo total do aparelho. Se não usa o aparelho com tanta frequência, tire-o da tomada e o gasto de energia cairá.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia