Economia

Veja 5 frases clichês que te impedem de ficar milionário

Organizar o planejamento financeiro e se livrar de alguns pensamentos equivocados podem alavancar seu orçamento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
 Você já parou para pensar que alguns clichês, que são culturalmente aceitos, podem atrapalhar suas oportunidades de ser uma pessoa rica? Organizar o planejamento financeiro e se livrar de alguns pensamentos equivocados, mas que são disseminados no senso comum, podem te ajudar a crescer os seus negócios. Confira a seguir 5 frases que devem ser abolidas  do seu vocabulário:

1) Viva um dia de cada vez sem pensar no amanhã
Gastar sem planejamento podem atrapalhar o seu orçamento mensal e anual. Geralmente, quem compra sem planejar, acaba investindo um valor alto nas compras. É o que acontece, por exemplo, com as promoções. A pressa para fazer a compra o quanto antes simplesmente para aproveitar o preço mais baixo pode impedir que o comprador reflita se não valeria mais a pena esperar uma folga no orçamento para acomodar a despesa, mesmo sem o desconto.Os descontos geralmente não compensam o pagamento de juros altos 
2) Faça o que ama
Escolher uma profissão  pela satisfação, e não pela média salarial, exige preparo para evitar que eventuais problemas financeiros não prejudiquem a escolha no futuro. Uma dica é ficar atento se é necessário investir mais em qualificações adicionais necessárias e aumentar o salário.
3) Dinheiro não compra felicidade
Ainda que o dinheiro não seja prioridade, o orçamento pessoal não deve deixar de ser monitorado para não provocar situações que tragam desconforto e até infelicidade. Basta pensar que alguém que possua uma série de problemas financeiros, dificilmente ficará livre de sentimentos negativos, como estresse e angústia.
4) Sua personalidade nunca vai mudar
 Um bom exemplo é que o das pessoas que afirmam que não são "boas com Matemática". Aprender a ter uma relação mais próxima com as finanças vai depender da mudança de hábitos de cada pessoa. Há ainda a crença de que as pessoas que administram bem o seu dinheiro  sejam egoístas, enquanto quem gasta tudo o que ganha é generoso
5) Não sofra por antecipação
Aqui é o momento de avaliar os objetivos financeiros. Exemplo: insistir na compra de um imóvel financiado, mesmo em um cenário de alta de juros  é o tipo de escolha que pode gerar altos prejuízos.