Saúde

Veja cinco dicas para ter um sorriso bonito e saudável

É possível sorrir sem preocupações e arrasar nas selfies com alguns cuidados diários

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Quer ter um sorriso saudável e branquinho? De acordo com as dentistas Larissa Castro e  Kamila Fiqueiredo, da clínica Blanc Odontologia, é possível sorrir sem preocupações e arrasar nas selfies. Você só precisa adotar alguns cuidados diários para melhorar a higiene bucal. Para te ajudar nessa missão, as especialistas listaram cinco dicas. Confira:

Foto: reprodução
1- Escove os dentes logo após as refeições: dependendo do alimento ingerido, escovar os dentes imediatamente após comer não é o mais indicado. Alimentos muito ácidos, como suco Detox ou de limão, alteram o pH da boca e a escovação imediata pode danificar o esmalte do dente causando desgastes e sensibilidade. Assim, o indicado é fazer a escovação após 30 min.

2- Alerta para quem sofre de refluxo: pacientes com refluxo tendem a ter uma maior sensibilidade dentária. Para evitar prejuízos aos dentes, o ideal é consultar um especialista para avaliar a acidez causada pelo refluxo, o pH da saliva e como tratar.

3- Limpeza extra: além da escovação, utilize regularmente fio ou fita dental. Esses itens são eficientes na limpeza das regiões onde a escova não alcança. Quem tem dentes muito juntos deve optar por fita dental.

4- Cuidado com as bebidas alcoólicas: quer tomar vinho sem manchar os dentes? Basta ingerir água juntamente com o vinho, pois isso vai diminuir a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação da bebida nos dentes.

Você também deve ter cuidado com o consumo exagerado de refrigerantes, sucos de caixinha, molho shoyo, catchup, café, chá mate e açaí. Ao consumir, o indicado é utilizar um canudo para diminuir o contato do corante com os dentes.
 
5- Dica para as pessoas que estão de dieta: bebidas diet são ruins para a dentição, pois contém certos ácidos em sua composição que, ao longo do tempo, podem danificar os dentes. A dica é evitar ou consumir com moderação.