Comportamento

Veja como o Yoga pode ajudar na concentração na hora de estudar e trabalho

Professora Priscilla Leite ensinou três poses de Yoga para melhorar a concentração

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer aumentar a sua concentração na hora de estudar e trabalhar? O Yoga pode te ajudar nisso. A professora de Yoga e Youtuber, Priscilla Leite, criadora do canal  Pri Leite Yoga, explicou que a prática consistente e regular da atividade pode ajudar a liberar o estresse do dia a dia e melhorar a memória, bem como a saúde mental.

“O Yoga nos ajuda a pensar com mais clareza e consequentemente ajuda a aliviar os níveis de ansiedade e promover a calma”, pontua.

No entanto, você sabia que praticar Yoga pode fazer muito mais do que só aliviar a ansiedade? A atividade também pode afetar os padrões neurais no cérebro, o que ajuda a melhorar a capacidade de concentração e foco, sendo muito benéfica no resgate da concentração que as vezes falta durante o home office ou os estudos online. “ Os exercícios respiratórios e algumas posturas ajudam a acalmar a mente e o corpo e afastar aqueles pensamentos que tendem a nos distrair ao longo do dia, pois durante a prática o aluno se concentra somente no seu corpo, postura e respiração”.

Da respiração ao movimento corporal, aqui estão três poses de Yoga que Priscilla Leite separou para aqueles que precisam focar a atenção durante os estudos ou trabalho. Veja!


1. Savasana

Foto: divulgação

Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental. 

 

Como fazer:

Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração. 

 

2. Postura do Guerreiro 2

Foto: divulgação

A sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Ela fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax e acompanhada de um mudra, pode ajudar no aumento da concentração.


Como fazer:

Em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar como mostra na imagem . Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado.

3. Postura da Árvore

Foto: divulgação

Ela tem como benefícios desenvolver o equilíbrio e a consciência do  alinhamento postural estimulando a coordenação neuro -muscular, aquietar a mente e aumentar e também estimular a intuição e a paciência.

Como fazer:

Com as solas dos pés firmes no chão, abra o joelho direito para a direita e leve as palmas das mãos para cima, juntando o dedo indicador com o polegar, como na imagem e depois estique os braços. Respire e inspire com calma. 

Uma dica para continuar centrado nessa posição é manter o foco no nariz, sempre olhando para baixo.