Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Veja como planejar a aposentadoria investindo em títulos públicos

Cada vez mais brasileiros tomam consciência da importância de investir para ter reservas a longo prazo, garantindo a aposentadoria; economize

Redação iBahia • 26/05/2019 às 14:59 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cada vez mais brasileiros tomam consciência da importância de investir para ter reservas a longo prazo, garantindo a aposentadoria. Fazer um planejamento financeiro que tem como base a Previdência pública agora parece incerto diante da iminente reforma, que vai mudar as regras de concessão dos benefícios. Outras futuras alterações não estão descartadas. Neste sentido, o Tesouro Direto — plataforma de negociação de títulos públicos do governo federal — tem se mostrado a ferramenta mais acessível de investimento para um futuro tranquilo, com baixo aporte e boa rentabilidade. Em abril, a plataforma atingiu um milhão de investidores ativos — crescimento de 61% nos últimos 12 meses. É considerada boa opção para planejar a renda no futuro. Para isto, o mais indicado é título Tesouro IPCA+.

Foto: Divulgação

— É uma ótima opção para vários tipos de pessoas. Tem vencimentos longos, são garantidos pelo Tesouro Nacional, liquidez diária (possibilidade de saque a qualquer tempo) e proteção contra a inflação, que é uma grande incerteza do investidor no longo prazo. Hoje, remunera a juros reais de cerca de 4% ao ano, taxa bem interessante, que possibilita bom acúmulo de capital — afirma Nelson de Sousa, professor de Economia & Finanças do Ibmec/RJ.

Leia mais:

O segredo para conseguir poupar uma boa quantia é ter disciplina de investimento. A pedido do EXTRA, a corretora Easynvest fez uma simulação de quanto é possível acumular com aportes mensais no Tesouro IPCA+ (confira ao lado).

— A frequência de aplicação e o tempo fazem a diferença. É preciso ter o hábito de investir e, quanto antes começar, melhor. Mais tempo terá para ter a vantagem dos juros compostos — diz Fabio Macedo, diretor comercial da corretora Easynvest.

É claro que quanto mais se aplicar melhor, mas a recomendação dos assessores financeiros é que se reserve, pelo menos, 10% do salário líquido.

— Nunca diga que vai começar a investir quando ganhar mais. O importante é investir. Hoje, pode ser pouco, mas há a vantagem do tempo. No futuro, quando ganhar mais, o investidor já terá o hábito de poupança — diz Alexandre Prado, sócio fundador da RJ Investimento

Riscos em caso de resgate antecipado

Os títulos públicos Tesouro IPCA + não possuem risco de crédito por serem garantidos pelo próprio Tesouro nacional, mas possuem riscos de mercado se forem resgatados antes do vencimento. Ao comprar um título deste, contrata-se a correção da inflação no período, mais uma taxa de juros pré-fixada. Caso os juros de mercado subam mais que o do título comprado, o valor do título cai. E se for resgatado nesse momento, pode resultar em rendimentos baixos ou mesmo perda de valor. Por outro lado, se os juros caírem, o valor do título no mercado aumenta. E se for resgatado trará rendimentos maiores que o contratado com o título.

Para quem não deseja especular nem com a alta nem com a queda, é preciso esperar o vencimento do título. E assim, independente do que acontecer no mercado pelos próximos 15, 25, 30 anos, está garantida a rentabilidade contratada. No caso do Tesouro IPCA+, trata-se da inflação acumulada no período mais os juros pré-fixados.

— O Tesouro IPCA+ pode ser resgatado a qualquer momento, mas o valor a ser recebido é incerto. Por isso, é importante primeiro o investidor juntar uma reserva de emergência em títulos sem esse risco, que seriam o Tesouro Selic — diz Nelson de Sousa, professor de Economia & Finanças do Ibmec/RJ.

Mas se for preciso resgatar, é melhor escolher os títulos aplicados há mais tempo. Isto porque, quanto mais recente, maiores são os impostos pagos no resgate.

Há a possibilidade de ter rendimentos durante a aplicação com os títulos que pagam juros semestrais. Neste caso, em todo semestre é paga a incidência de juros no período, e no vencimento só se recebe o valor investido. Isto pode diminuir o risco de se precisar de dinheiro e não ter durante o investimento, mas não acumula para o longo prazo, sendo necessário reinvestir esses juros recebidos todo semestre. Por outro lado, são uma boa opção para quem já acumulou recursos e agora deseja ter renda.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil