Educação

Veja dez assuntos com chances de cair na prova de Geografia do Enem 2018

Para professor, ao invés de focar em tópicos específicos de uma região no mundo, o exame traz conceitos e temas gerais

Agência O Globo
Ler jornais, debater os assuntos, relacionar os conteúdos e questionar sempre. Para Leonardo Bonanno, professor de Geografia do Sistema de Ensino GPI, são essas algumas das principais dicas para quem quer se dar bem na prova de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. De acordo com ele, ao invés de focar em tópicos específicos de uma região no mundo, o exame traz conceitos e temas gerais que ajudam a entender fenômenos geográficos em diferentes contextos e paisagens. Ele listou os dez conteúdos com chances de aparecer na prova de Geografia do exame.
1- Questões Ambientais - O meio ambiente é um assunto muito em voga nos dias de hoje. O Enem costuma cobrar em suas abordagens uma visão integrada entre os fenômenos físicos, socioeconômicos e os impactos ambientais, levando em consideração o fato de que a Geografia estuda a Terra como um sistema.
2- Agropecuária - A agropecuária é extremamente presente na economia brasileira, portanto, é um assunto quase certo. É essencial ter conhecimento sobre conceitos utilizados nesse assunto, como latifúndio, minifúndio, cultivos permanentes, sistemas intensivos e extensivos, monocultura, policultura etc.
3- Fases do Capitalismo - As fases do capitalismo aparecem com frequência no Enem e são abordadas em temas como a indústria, o comércio e até mesmo abordagens históricas, como os efeitos da Guerra Fria, análises que tratem da Nova Ordem Mundial, da atuação de associações políticas e econômicas e de órgãos internacionais, como a ONU.
4- Urbanização - O ponto crucial da urbanização são os problemas das cidades e os desafios que precisam ser resolvidos nessas áreas. Isso envolve questões como o crescimento desordenado, a gentrificação e problemas relacionados ao transporte, habitação e desemprego.
5- Indústria - Na abordagem sobre a indústria, o Enem valoriza as diferentes formas de mudança dessa área, o que torna necessário entender momentos como a Revolução Industrial e como as diferentes fases da industrialização mudaram as indústrias, a economia e a sociedade em diferentes regiões do mundo. É de suma importância reconhecer as diferentes fases da industrialização a partir da Revolução Industrial e alguns sistemas de produção marcantes, como o fordismo. Além de relacionar a Divisão Internacional do Trabalho com o peso econômico e político de diferentes grupos de países ou regiões.
6- Migrações - As migrações tratam dos movimentos urbanos feitos pelas diversas populações ao redor do mundo. Para se dar bem no tema, é importante saber interpretar mapas e gráficos, e conhecer as diferenças entre os movimentos migratórios, como pendular, sazonal e êxodo rural.
7- Comércio - O comércio trata das relações comerciais entre diferentes países ou regiões, e isso impacta diretamente a economia mundial. Para estar por dentro do assunto, é preciso entender alguns fenômenos do capitalismo a partir da segunda metade do século XX, como a formação de blocos econômicos, a globalização da economia e os efeitos de escolas de pensamento. Entender a economia brasileira também irá ajudar você a mandar bem no Enem. Temas como a balança comercial do Brasil, exportações e parcerias com outras partes do mundo são bem importantes.
8- Geologia e Relevo - A geologia e relevo são temas que podem aparecer no Enem e irão apresentar relações com o meio físico, fazendo com que seja possível que este assunto apareça indiretamente em outros contextos. Ressalto a importância de compreender a formação da globo, os movimentos internos e externos da Terra, o ciclo das rochas, os processos de intemperismo e erosão, a estrutura geológica do Brasil e as formas de relevo e solos resultantes.
9- População - É imprescindível entender as pirâmides etárias, as teorias populacionais e os indicadores sociais e como relacioná-los com o tema migrações, já que o Enem costuma relacionar fenômenos demográficos com os deslocamentos de pessoas por períodos e motivos diferentes.
10- Hidrologia - Para dominar o assunto, é interessante saber sobre o funcionamento do ciclo da água, a divisão hidrográfica de cursos d’água e as características da hidrologia, bem como identificar os principais problemas ambientais relacionados tema, qual a disponibilidade desse material para consumo e, por fim, saber relacionar os problemas de acesso à água com os padrões de consumo atuais.