Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Veja dicas para arrasar optando pela decoração monocromática

Estilo valoriza uma única cor do círculo cromático e combina variações de tonalidade

Redação iBahia • 25/03/2021 às 16:10 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quer deixar sua casa mais sofisticada e elegante? A decoração monocromática pode ser uma ótima opção. Ela valoriza uma única cor do círculo cromático e combina variações de tonalidade.
De acordo com as arquitetas Samara Carvalho e Agnes Carvalho, que são sócias do escritório Casa Carvalho, a decoração monocromática tem sido cada vez mais solicitada nos projetos.
Com seu conceito fortalecido no Salone Del Mobile Milano, em 2018, a monocromia apresentada na maior feira de design do mundo, segue atmosfera minimalista, apostando em poucos elementos e valorizando o que realmente é essencial no décor.
“Para quem ainda não conhece a proposta monocromática, é importante destacar que tudo na arquitetura vai acabar mudando de acordo com a sua intenção e como a composição for feita. Isso significa que ela pode sim trazer um toque de requinte e elegância, mas também pode ser sóbria, discreta ou impactante”, explica Agnes Carvalho, arquiteta.
Projeto de cozinha| Foto: divulgação
As arquitetas alertam que o principal erro cometido ao fazer uma decoração monocromática é tentar trazer o mesmo tom da cor escolhida em tudo: parede, piso, móveis, cortinas, luminárias, quadros. Outro erro é não utilizar das texturas na composição do ambiente e não levar em consideração o espaço: sua interação com a iluminação natural e a dimensão física.
“Um ambiente monocromático precisa dos elementos neutros para equilibrar: branco, preto, cinza e alguns tons beges podem cair bem a depender da paleta. Use texturas para dar dinâmica ao espaço e brinque com as cores. Monocromático não é sinônimo de monotonia, então traga ao seu décor os subtons da sua coloração, utilize o contraste entre eles a fim de dar dinâmica!”, orienta Samara.
Entendendo que as cores carregam características sensoriais, como serenidade, calmaria alerta, ânimo e coragem, existem estudos relacionados à psicologia das cores que mostram como elas refletem e influenciam as emoções, sentimentos e desejos, por isso a escolha dela é muito particular e sempre vai traduzir os gostos pessoais.
“O ideal é que mesclemos os tons para que o ambiente não fique monótono ou exaustivo. Texturas são muito bem-vindas ao compor os espaços de forma geral, e principalmente se tratando de decorações monocromáticas, pois elas farão o equilíbrio que em outros ambientes fazemos com uma cor diferente”, conclui Agnes.
Com a possibilidade de ser trabalhada em qualquer espaço - desde salas, varandas, cozinhas, banheiros, quartos, o ideal é que a decoração da casa tenha uma identidade, o mesmo conceito em seus ambientes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração