Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Veja quais as habilidades para ser promovido com frequência

Você já conheceu alguma pessoa que parecia perfeita para determinado emprego?

Redação iBahia • 07/08/2018 às 11:14 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Ter promoções constantes, aumentar o seu status na empresa e obter melhores benefícios é o sonho de vários profissionais que buscam oportunidades e uma evolução em suas carreiras. O problema é que quando vivemos uma crise no mercado ou mesmo uma dificuldade pontual na empresa, este objetivo de ser promovido parece ficar mais distante. Porém, este sonho pode ser alcançado se apresentarmos as características certas no trabalho.
Você já conheceu alguma pessoa que parecia perfeita para determinado emprego? Essa pessoa poderia fazer as perguntas certas, encontrar as respostas mais difíceis, construir e manter relacionamentos duradouros, que lhe ajudavam na carreira e a entregar, com excelência, qualquer atividade solicitada.
Estes profissionais não possuem nenhum poder sobrenatural, apenas alguns comportamentos adequados. Eles conseguem promoções constantes, pois são percebidos como líderes (independente do cargo) por seus colegas e estão sempre alinhados com o negócio e com a empresa.
Veja algumas das características destes profissionais de destaque:
Eles escolhem suas empresas
Se você deseja ter uma carreira de sucesso, escolha a empresa que vai trabalhar. Entenda quais são seus valores (o que realmente é importante na sua vida) e identifique quais empresas os respeitarão e apoiarão. Se para você reconhecimento é fundamental, você só conseguirá se destacar se sua empresa também tiver este valor e agir de forma congruente, reconhecendo as pessoas por suas contribuições. Caso contrário, o seu nível de insatisfação aumentará constantemente até que você, ou a empresa, desligue esta relação.
Eles entendem as necessidades da empresa e da liderança
Profissionais que são promovidos sabem, exatamente, o que seus chefes desejam e possuem grande clareza sobre o que a empresa espera de cada colaborador. Esta habilidade de entender tais expectativas proporciona uma sinergia muito maior e poupa a liderança de feedbacks frequentes para corrigir o rumo do profissional. Lembre-se: isto não é ser “puxa-saco”! Isto é ter uma mente de mestre.
Foto: Reprodução
Eles possuem uma visão do todo
Profissionais de destaque executam com excelência as suas atividades diárias e vão além: buscam entender a relação entre as suas atividades, os objetivos da área e as metas da empresa. Ter uma visão sistêmica do negócio permite a estes profissionais antecipar inúmeros passos, ajustando as suas habilidades (através de treinamentos técnicos e comportamentais) para um melhor desempenho no futuro.
Eles não são super-homens
Colaboradores fora da curva tem consciência de suas limitações e, quando estão sobrecarregados, diminuem o ritmo se necessário ou pedem ajuda. Muitas pessoas pensam o contrário, que profissionais que são promovidos são os que mais trabalham, mais fazem hora extra e etc. Na verdade, isso só demonstra o quanto o profissional é controlador, não delega suas atividades, não confia em seus colegas e se imagina insubstituível. Se a empresa for madura, este não será o perfil desejado para seus líderes.
Eles possuem ótimo relacionamento interpessoal
Funcionários excelentes sabem que sozinhos não agregarão o valor necessário para ajudar a empresa a alcançar suas metas. Eles entendem a importância do trabalho em equipe, respeitam cada membro do time em sua individualidade e demonstram disponibilidade para desenvolver outras pessoas.
Sobre o autor
Allan Lopes é Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos