Natal

Veja receitas saudáveis para ceia de Natal e consiga manter a dieta

Separamos duas receitas com a presença de lácteos que podem facilitar essa árdua tarefa

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)

Com o fim do ano, chegam as preocupações com a dieta e manter a linha nessa época parece uma difícil missão. Separamos duas receitas com a presença de lácteos que podem facilitar essa árdua tarefa. Os produtos lácteos, por serem ricos em nutrientes essenciais e apresentarem proteínas de alta qualidade, que ajudam a promover a saciedade são ótimas opções para serem incluídas na ceia e no almoço de natal.

Os queijos, especialmente os mais magros, como a ricota, o cottage, a muçarela, podem ser servidos como entrada, cortadinhos e temperados com azeite e orégano ou na forma de patê ou como ingredientes de uma preparação mais elaborada, como um crepe de ricota com espinafre ou uma lasanha de berinjela com queijo muçarela. O leite e o iogurte podem ser usados como ingredientes das sobremesas, como no cheese cake com calda de frutas vermelhas ou no creme de papaia refrescante.

Para a ceia

Lasanha de berinjela

2 colheres de sopa de óleo de canola, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, 2 xícaras de chá de molho de tomates, sal e pimenta a gosto, 2 berinjelas medias descascadas e cortadas em fatias finas no sentido do comprimento, 200 g de muçarela. Em uma panela, coloque o óleo e doure a cebola com o alho, acrescente o molho de tomates e tempere a gosto com sal e pimenta. Quando o molho levantar fervura, coloque as fatias de berinjela aos poucos para que cozinhe levemente. Em uma forma, alterne as fatias de berinjela, o molho e a muçarela, repita o procedimento e finalize com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 25 minutos para gratinar.

Sobremesa

Cheese cake com calda de frutas vermelhas: 

Massa: 1 xícara de chá de castanha do Pará, 4 colheres de sopa de aveia em flocos, 3 colheres de sopa de óleo de canola. Em um processador, coloque as castanhas, a aveia e o óleo de coco. Bata até formar uma farofa. Forre o fundo de uma forma média com fundo removível com papel manteiga e coloque a farofa, pressionando até cobrir todo o fundo. Leve ao forno, em temperatura 160ºC, por aproximadamente 10 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e reserve.

Cheesecake: 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor, 7 colheres de sopa de água, 2 ½ xícaras de chá de ricota amassada, 1 pote de iogurte natural sem adição de açúcar, 1 xícara chá de leite desnatado, 8 colheres de sopa de adoçante para uso culinário. Em um recipiente, despeje a gelatina na água e dissolva em banho-maria. Em um liquidificador bata a ricota, o iogurte, o leite desnatado, o adoçante e a gelatina dissolvida até ficar homogêneo. Despeje sobre a massa já assada e fria e reserve.

Calda de frutas vermelhas: 1 xícara de chá de frutas vermelhas, 1 xícara chá de água filtrada, 4 colheres de sopa de adoçante para uso culinário. Em uma panela, leve todos os ingredientes ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos. Retire do fogo e despeje sobre a massa. Deixe em geladeira até o momento de servir.