Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Veja sete possíveis temas para a redação do Enem 2017

Como é tradição da banca escolher assuntos atuais, professor aconselha o candidato a estar atento ao que acontece no Brasil

Redação iBahia • 13/04/2017 às 9:02 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O professor de português Romulo Bolivar, há 14 anos dando aulas para turmas de pré-vestibular, deu ao EXTRA sete dicas de possíveis temas para a redação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017). Como é tradição da banca escolher assuntos atuais, ele aconselha o candidato a estar atento ao que acontece no Brasil:
"Ainda que o assunto seja tecnologia, por exemplo, o foco não será Japão, mas Brasil. A situação de outros países até pode surgir na redação como fator secundário e elemento de comparação. No entanto, o aluno deve demonstrar no texto conhecimento sobre o tema em relação à nossa realidade".
1- Mobilidade urbana e qualidade de vida
Uma boa redação sobre esse tema deve apresentar uma proposta de intervenção com múltiplos agentes sociais e não responsabilizar apenas os administradores públicos pela solução. Citar casos bem-sucedidos de outros países e comparar às particularidades das várias cidades brasileiras ajuda a demonstrar uma visão mais ampla e objetiva do tema.
2 - Tecnologia e relacionamento humano
Em temas como esse, muito próximos da realidade do candidato, o desafio é manter a imparcialidade na apresentação dos argumentos, ainda que alguns possam coincidir com sua realidade de vida. Presente no ensino, nos relacionamentos, nas pesquisas de opinião e nas diferentes instituições sociais, qual a real contribuição da tecnologia para as relações humanas?
3 - Como o homem lida com os recursos naturais
Para esse tipo de redação, citações relacionadas à biologia ou à geografia, bem como trechos de notícias e reportagens atuais, costumam valorizar o texto e, consequentemente, elevar sua nota nas competências 2 e 3.
4 - O impacto social e cultural da crise hídrica
Evite expressões como “água é vida”; citar os impactos da falta de água em diferentes setores sociais e ambientais pode demonstrar que o candidato, além de consciente, é mais bem informado.
5 - O legado imaterial dos Jogos Olímpicos de 2016
O candidato que enumerar os aspectos imateriais positivos das Olimpíadas deve oferecer em sua proposta de intervenção medidas objetivas que visem a preservar, mesmo depois dos Jogos Olímpicos, as experiências e contribuições do evento.
6 - Caminhos para o combate à homofobia
A vulnerabilidade das minorias foi tema nas duas aplicações da prova em 2016. É importante perceber que a expressão “caminhos para o combate” impede que o candidato refute a existência do problema. A melhor abordagem é sempre criticar a existência do preconceito, suas causas, consequências e indicar medidas que o resolvam.
7 - A inversão da pirâmide etária
Diante da nova perspectiva para longevidade e quantidade de filhos no Brasil, como ficam acessibilidade, saúde, a aposentadoria, a educação em nossa sociedade? Nesse caso, demonstrar conhecimento acerca de fatores históricos e demográficos, assim como citar a reforma da previdência de forma imparcial, é um dos melhores caminhos a serem seguidos pelo candidato.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação