Comportamento

Vença a timidez: confira dicas para falar em público com desenvoltura

Atriz e professora de oratória Gloria Portella dá o caminho das pedras

Agência O Globo
- Atualizada em

Vencer a timidez e falar em público de forma natural são pré-requisitos em diversas atividades, mas muita gente tem dificuldades em encarar uma plateia. Pedimos ajuda à atriz e professora de oratória Gloria Portella o caminho das pedras para vencer a timidez.

Foto: Reprodução / Pixabay

Respire fundo
Vá para um canto, concentre-se na própria respiração e tente direcioná-la para a região abdominal. Inspire pelo nariz por três segundos, retenha o ar por mais três e exale em seis. Nosso estado mental e emocional altera a forma como respiramos e, quando a controlamos, passamos a ter o comando das sensações.

Não se compare a ninguém
A maioria das pessoas que têm dificuldade para falar em público tende a pensar que somente elas sofrem com isso. Não se equipare aos outros e saiba que muitos compartilham da mesma dificuldade. Isso costuma ser bastante reconfortante.

Evite olhar para baixo
Foque nas pessoas mais receptivas da plateia. Se houver alguém olhando o celular ou parecendo entediado, não deixe que isso a abale. É comum o palestrante tímido achar que não está agradando. Mas pode ser que aquela pessoa apenas esteja resolvendo um problema. Apenas procure outro olhar mais interessado.

Sem medo de tropeçar

Se errar, corrija, ria de si mesma e siga em frente. Isso a tornará mais humana, e as pessoas se identificarão. Afinal de contas, você não é o único ser humano que comete deslizes.

Fale de forma natural
Imagine que está explicando o assunto para um amigo, mas com emoção e ritmo. Evite pensar no que fazer com as mãos. Seus gestos acompanharão suas palavras sem que você perceba.

Conecte-se com a postura
Sinta o eixo da coluna e divida o peso do corpo nas duas pernas, deixando-as na largura do quadril. Isso lhe dará base e evitará que fique se mexendo de um lado para o outro. A linguagem não verbal também é vital.

Treino nunca é demais

Pratique incessantemente. Evitar a exposição não vai diminuir a vergonha de falar em público de forma clara e natural. A única forma de superar esse desconforto é pela vivência, mesmo que seja apenas na frente do espelho ou em cursos de oratória.