Saúde

Verão: entenda os riscos de passar muito tempo de biquíni ou maiô

De acordo com o ginecologista, esse período do ano é o que tem maior incidência de doenças no órgão genital feminino

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já está pensando no bronzeado do verão? Você precisa ficar atenta quanto as roupas de banho para curtir um banho de mar, piscina ou rio. De acordo com o ginecologista, Dr. Carlos Costa Lino, esse período do ano é o que tem maior incidência de doenças no órgão genital feminino.

“No verão, as mulheres ficam mais tempo com a roupa molhada, passam a transpirar mais e, às vezes, demoram de fazer a troca da roupa íntima. Com isso, há uma tendência maior de acontecer a infecção, porque esses fatores aumentam a temperatura vaginal, o que  favorece a proliferação de bactérias e fungos”, alertou Carlos.

Foto: reprodução
O especialista garante que para evitar infecções - vaginoses bacterianas e candidíase - a mulherada precisa ter cuidado com a higiene íntima e evitar passar muito tempo com roupas molhadas. As mulheres também precisam ter cuidado com piscinas comunitárias ou praias com qualidade de água duvidosa.

Caso identifique um fluxo vaginal maior, coceira local, mau-cheiro, corrimento amarelado/esverdeado, é interessante procurar o médico com brevidade.