Arte e Decoração

Versatilidade e beleza: confira as vantagens do uso da cerâmica

Por conta dos avanços tecnológicos, ela deixou de ser um acabamento voltado apenas para áreas molhadas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A cerâmica é um material milenar e um dos revestimentos mais versáteis, capaz de oferecer soluções para todos projetos residenciais e comerciais. Por conta dos avanços tecnológicos, ela deixou de ser um acabamento voltado apenas para áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, e começou a conquista os ambientes nobres da casa, como livings, salas de jantar, halls de entrada, quartos e varandas. 

Foto: Julia Herman

Devido a sua versatilidade, as cerâmicas também são aplicadas em itens do mobiliário, como bancadas de banheiro, tampos de mesa e balcões. As alternativas mais usadas, em geral, são as que reproduzem com alta fidelidade os materiais naturais, como madeira, pedra, mármore e concreto.

Além disso, ela é fácil de limpar e tem alta durabilidade. As peças com acabamento retificado (bordas retíssimas), por exemplo, são assentadas de modo limpo e sustentável e o resultado é um acabamento impecável que mostra uma paginação contínua e com um belo efeito visual.

Para ajudar a entender melhor a força desse tipo de revestimento, a empresa Savane Cerâmica separou alguns outros pontos positivos desse material. 

Confira mais vantagens de usar a cerâmica: 

- Algumas peças são impermeáveis, ou seja, resistentes à mancha d'água;

- O assentamento com junta mínima de 2 mm oferece maior economia e melhor resultado estético;

- Os revestimentos cerâmicos são leves, portanto, apresentam facilidade de assentamento, assim como custo e tempo de instalação reduzidos;

- Melhor relação custo benefício, uma vez que o resultado é idêntico ao porcelanato retificado;

- Tecnologia de impressão em alta definição que reproduz com fidelidade a aparência, os veios e as texturas dos elementos naturais.