Carros

Viajou no feriadão? aprenda como evitar danos ao funcionamento do seu veículo

Rodar com o veículo por muitos quilômetros em estradas com péssimo estado de conservação e exposto a salitro, areia ou lama, pode comprometer o funcionamento do automóvel

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Feriadão prolongado é quase sinônimo de viagem. Antes de meter o pé na estrada, provavelmente, você levou o carro para fazer uma revisão preventiva, mas sabia que é importante ir à oficina também na volta do passeio? Rodar com o veículo por muitos quilômetros em estradas com péssimo estado de conservação e exposto a salitro, areia ou lama, pode comprometer o funcionamento do automóvel. 

Antes de voltar à rotina, é imprescindível fazer um 'check-up' completo no carro para identificar previamente folgas, vazamentos e outros danos. Uma revisão pós-viagem inclui a checagem do motor, sistema de suspensão, freios e parte elétrica. Além disso, vale ainda fazer a calibragem dos pneus, o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas do veículo.  

Foto: Reprodução / Freepik

Gildson Dantas, especialista em engenharia automotiva, garantiu que antes de ir ao centro automotivo o proprietário do veículo deve tomar algumas medidas. “Fique atento aos indícios de problema como: presença de vazamento, ruídos anormais, aumento no consumo de combustível, baixa potência e falta de estabilidade, e não esqueça de ler o manual do proprietário. Nesse livro, tem orientações sobre todas as necessidades do carro, inclusive os tipos de fluídos adequados na hora de fazer substituições”, explicou.  

Confira dicas que podem diminuir os impactos causados pelo desgaste com a viagem: 

1 - Lave o carro após voltar da praia ou de trilhas. Para limpar, dê preferência a água corrente e sabão ou xampu neutro, fuja de detergente ou sabão em pó. 

2 -  Cheque se houve desgaste irregular dos pneus ou se teve esvaziamento (popularmente – se ficou murcho), para identificar a necessidade de troca do item ou de calibragem. 

3 – Na hora de estacionar, fuja de locais onde tem goteira de cimento e fezes de pássaros para que essas substâncias não provoquem manchas na pintura do veículo. Se possível, estacione na sombra.

4 – Verifique o nível de óleo do motor e o fluído do radiador.

5 – Garanta que não falte combustível para não ter que andar com o tanque de combustível do carro na reserva. 

6 – Evite fazer meia embreagem desnecessariamente.

7 – Cuidado com sobrecarga e grandes impactos para não desregular os sistemas.

8 – Não esqueça de desligar o rádio antes de sair do carro, pois isso compromete a bateria.

9 - Também evite deixar o carro muito exposto à maresia do litoral, já que o salitro pode oxidar a bateria e os conectores do sistema de injeção.

*Sob supervisão do repórter Guinho Santos