Arte e Decoração

Vinagre, sal e sabonete líquido: confira dicas para tirar a mancha de vinho dos tecidos

Não precisa de desespero porque tem solução, e muitas delas são caseiras

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Vinho é a bebida preferida de muita gente. Mas pode ser um inimigo dos tecidos. Quando uma gotinha da bebida cai na roupa, no sofá, na almoçada, na toalha de mesa, o que fazer? 

Não precisa de desespero porque tem solução, e muitas delas são caseiras. O segredo para o sucesso é agir rapidamente, evitando que a mancha seque.

Confira as dicas:

Sal: Tire o excesso de líquido com papel-toalha, coloque o sal sobre a mancha, deixe agir por aproximadamente de cinco minutos e retire delicadamente. Repita o processo quantas vezes necessárias, até a mancha clarear. 

Sabonete líquido e água oxigenada: Antes de usar, teste em um pedaço do tecido que não seja tão visível, para ver se ele não vai desbotar. Se a cor não sofrer alterações, é só misturar uma parte de água oxigenada com uma parte de sabonete líquido e aplicar sobre a região manchada. Depois, deixe agir por alguns minutos e, se possível, lave a peça.

Vinagre: O vinagre branco é um dos produtos mais poderosos para receitinhas caseiras. Para usá-lo para tirar manchas, utilize três partes de vinho branco e uma parte de água e deixe agir sobre a mancha por alguns minutos. Depois, lave o tecido com os produtos de costume.