Comportamento

Viralizou: o que significa a palavra ‘cringe’?

Expressão tomou conta das redes sociais nas últimas semanas

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)

Se você ‘frequentou’ alguma rede social nas últimas semanas com certeza se deparou com a palavra ‘cringe’ e provavelmente deve ter se perguntado o que ela significa.

Nas postagens, essa expressão vem sempre associada a algum comportamento da geração Millennial (adultos nascidos entre 1980 e 1995) apontado pela geração Z (jovens nascidos entre 1995 e 2010) como algo vergonhoso.

Mas, afinal, qual é a origem desta palavra? De acordo com Mariana Fernandes dos Santos, docente e pesquisadora da  área de linguagem do IFBA - Eunapólis esta palavra da língua inglesa corresponde ao que é “vergonhoso”, “vexatório”. Porém, a palavra cringe, quanto a sua origem, é um verbo (to cringe) e o adjetivo correspondente ao significado é cringeworthy.

“Os jovens transformaram o verbo em um adjetivo, ou seja, uma mudança de classes gramaticais, sentidos e significados. O fluxo da internet nas novas gerações faz as movimentações linguísticas não terem uma origem mais sistematizada, é uma expressão que surge de demandas de contextos e grupos”, explicou Mariana.

  • Millennials x Geração Z


Como já foi dito anteriormente, os memes envolvendo a palavra ‘cringe’ permearam as discussões nas redes sociais entre adultos e adolescentes.

Para os jovens do século XXI, calça skinny, café, ser fã de Harry Potter e das produções da Disney e gostar de minimalismo são algumas características ‘cringe’ da geração de adultos entre 25 e 35 anos.

Veja algumas publicações sobre o assunto que viralizaram nos últimos dias: