Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Vírus zika é associado a inflamação intraocular em adultos

Caso foi publicado na edição desta quarta-feira da 'The New England Journal of Medicine'

Redação iBahia • 22/06/2016 às 20:36 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A conjuntivite não é o único tipo de inflamação no olho que pode ser causada pelo vírus zika em adultos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) identificaram o vírus também como causa de uma inflamação mais grave, dentro do olho (intraocular), a chamada uveíte. O caso foi publicado na edição desta quarta-feira da 'The New England Journal of Medicine', uma das mais importantes publicações do mundo da área médica. "Vimos que o vírus é capaz de vencer as barreiras de proteção do olho e chegar dentro dele. A conjuntivite é uma inflamação de um tecido superficial. A uveíte é potencialmente mais grave, pois pode vir a gerar catarata ou aumento da pressão ocular", explica o professor João Marcello Furtado, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da FMRP.
A identificação do caso é essencial para as avaliações feitas por clínicos gerais e oftalmologistas em seus consultórios. Ao receber pacientes com inflamação intraocular, eles podem incluir a zika no rol das doenças que causam o problema. Se ocorrer de maneira prolongada, o aumento da pressão ocular pode levar ao desenvolvimento de glaucoma. Por isso, o tratamento deve ser iniciado de imediato.
Já haviam sido identificadas alterações oculares causadas pela zika congênita, aquela em que os bebês em gestação podem desenvolver lesões graves e permanentes. No caso identificado pelos pesquisadores, porém, o paciente é um homem de 40 anos, saudável, que teve sintomas compatíveis com os causados pelo zika. Ele é morador de Ribeirão Preto, que registra muitos casos de dengue, e recebeu atendimento médico em janeiro passado. "Tínhamos começado a descrição da zika e o exame de sangue confirmou a doença. Como ele estava também com o olho vermelho, fizemos uma punção no olho e colhemos o líquido intraocular, chamado humor aquoso. A amostra deste líquido também continha material genético do vírus zika", diz Furtado.
Por enquanto não é possível saber qual o percentual de pacientes com zika podem desenvolver uveíte. Não existe remédio específico para tratamento da inflamação. Segundo Furtado, a inflamação no olho direito do paciente era leve oito dias depois do início dos sintomas. Uma semana depois, surgiu inflamação moderada no olho esquerdo, mais intensa e a visão do paciente piorou 50%, de acordo com a tabela de acuidade visual. O tratamento foi feito com colírio a base de corticoide, tratamento padrão para inflamações intraoculares. Uma semana depois do início da medicação a inflamação foi controlada e a visão do paciente voltou ao normal.
Além de Furtado, participaram da pesquisa o professor Benedito Antônio Lopes da Fonseca e o oftalmologista Tomás Teixeira Pinto, do Hospital das Clínicas da FMRP, e Taline Klein e Danillo Espósito, do Laboratório de Virologia da faculdade. As uveítes podem ser causadas por agentes infecciosos como vírus, bactérias ou protozoários ou por doenças autoimunes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde