Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Vírus zika e microcefalia: veja 6 mitos que cercam a doença

O medo da transmissão do vírus zika para o feto afeta mulheres grávidas de todo o país, assustadas com a possibilidade de o bebê nascer com microcefalia

Redação iBahia • 01/04/2017 às 20:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O medo da transmissão do vírus zika para o feto afeta mulheres grávidas de todo o país, assustadas com a possibilidade de o bebê nascer com microcefalia. Para desmistificar informações incorretas que circulam sobre a doença, confira a lista abaixo com informações do Ministério da Saúde:

1. Vacinas vencidas causam microcefalia
O aumento de casos de microcefalia no país está associado ao vírus zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Não há registro da associação do uso de vacinas com a doença. Todas as vacinas ofertadas no país passam por controle de qualidade que obedece aos critérios padronizados pela Organização Mundial de Saúde.

2 - A amamentação deve ser interrompida quando a mãe está infectada ou com suspeita de zika
Embora já se tenha identificado o vírus no leite materno, não houve, até o momento, nenhum relato de caso em que tenha havido a transmissão de zika para o bebê por esse meio. Inclusive, por conta de todos os benefícios que o leite materno traz ao recém-nascido, incluindo o aumento da imunidade, a amamentação deve ser encorajada e incentivada mesmo em áreas endêmicas.
3 - Crianças menores de sete anos e idosos podem ser afetados pela microcefalia
Assim como outros vírus - varicela, enterovírus e herpes -, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade. Mas não há qualquer registro até o momento.
4 - O vírus pode ser transmitido pela saliva
Apesar de a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já ter constatado a presença do vírus zika em amostras de saliva e de urina de pacientes, ainda são necessárias pesquisas mais aprofundadas para afirmar que o vírus pode ser transmitido pela saliva.
5 - Quem já teve zika uma vez não terá de novo
Não há estudos suficientes para afirmar que, a exemplo do que ocorre com vírus parecidos (como a dengue do tipo 1 e a febre amarela), o zika gere imunidade para a vida inteira.
6 - Vacinas e remédios podem evitar a transmissão do zika vírus
Não existe tratamento específico ou vacina para evitar a infecção pelo zika. Os cuidados são os mesmos que para se proteger dos demais vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como o uso de repelente e evitar locais com focos do mosquito.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde