Arte e Decoração

Você repara neles? Veja como escolher o melhor puxador para os seus banheiros

Item pode passar batido em um primeiro olhar, mas ajuda a trazer harmonia ao ambiente

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Ao comprar sua casa, você pensou em qual o melhor puxador para usar nos armários do banheiro? Pode parecer uma preocupação simples, ou até irrelevante, mas o detalhe pode garantir praticidade e harmonia ao espaço.

É o que garante a arquiteta Cristiane Schiavoni. “Não é para menos que o banheiro é o ambiente que mais dá trabalho na hora de projetar. Por oferecer uma metragem quadrada mais restrita, o projeto nos demanda uma atenção mais que especial na definição do layout e questões de conforto e segurança, traduzidas também pela escolha dos materiais”, revela a arquiteta.

Mas afinal, por que o puxador é tão importante em projetos de banheiros? Não é incomum encontrar nas residências brasileiras banheiros mais ‘apertados e com puxadores que chegam a atrapalhar a fluidez no ambiente, como também machucar os moradores na rotina corrida do dia a dia. “Em projetos de reforma, já ouvi muitos relatos de clientes sobre roupas que se rasgaram nesse contato com puxador ou mesmo de acidentes como batidas e ferimentos”, diz Cristiane.

Esses problemas se intensificam ainda mais devido à quantidade de divisórias existentes no móvel planejado. Afinal, no banheiro, o interessante é conceber uma marcenaria bem compartimentada e que permita organizar os itens de higiene e cuidados pessoais.

Para resolver as questões com uma combinação que leva em conta um visual moderno dos móveis, Cristiane indica a execução de puxadores desenhados na própria marcenaria planejada, conhecido como o modelo cava de puxador embutido. “Além da praticidade, essa escolha nos permite executar desenhos únicos no móvel”, explica.

Foto: Carlos Piratininga
Foto: Carlos Piratininga