Tecnologia

Waze: cinco recursos que as pessoas provavelmente não conhecem

Dicas irão ajudar os usuários a aproveitar ao máximo o app, melhorando cada vez mais experiência na direção

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Waze, aplicativo de navegação gratuito e em tempo real, ajuda 65 milhões de pessoas no mundo a driblar o trânsito do dia a dia, sendo que o Brasil representa uma das maiores redes de motoristas. Com tantos recursos e opções personalizáveis que podem ser usados da forma com o que as pessoas quiserem, achamos que seria uma boa ideia compartilhar cinco recursos bacanas que irão ajudar os usuários a aproveitar ao máximo o app, melhorando cada vez mais experiência na direção.

 

1. Percursos Planejados

Com Percursos Planejados, os usuários sempre podem chegar a tempo para os seus compromissos de uma forma muito simples. O recurso permite o agendamento de um percurso planejado ou até mesmo um percurso de um outro recurso, o Sincronizar Calendário, que permite que você sincronize seus calendários (como o Facebook e o Google) com o Waze para sempre saber quando é hora de pegar a estrada.

Para agendar um Percurso Planejado, vá para Menu > Percursos Planejados > Planejar percurso > digitar o endereço na barra de pesquisa > Escolher o horário que você terá que chegar no seu destino e aperte “Salvar”. Para sincronizar o calendário, vá para Menu > Configurações > Percursos Planejados > ative “Sincronizar Agenda”.

 

2. Rodízio veicular

Sim, o Waze pode ajudar os usuários a evitar multas por rodízio veicular! Para que o aplicativo guie você com base na política de restrição de vias da cidade, basta adicionar os dois últimos números da placa do seu carro e navegar sem stress durante a semana.

Para configurar esse recurso, vá para Menu > Configurações > Navegação > Rodízio veicular e adicione a informação da sua placa do veículo.

 

3. Opções de rota

Se um usuário não é um grande fã de estradas de terra, vias expressas ou de pedágios, isso não é um problema para o Waze! Os usuários podem optar por evitar esses caminhos, criando rotas como eles preferirem. Além disso, o app permite que você escolha o seu tipo de rota: a mais rápida ou a mais curta.

Para isso, vá até Menu > Configurações > Navegação e customize a sua rota de acordo com as opções disponíveis.

 

4. Lembrete de Criança pode ajudar você não esquecer animais no carro

Lembrete de Criança é um alerta personalizável que aparece quando você chega ao destino. Além de lembrar os usuários de pegar seus filhos no carro, ele é útil para animais de estimação ou para objetos, como mantimentos, ou simplesmente algo que você precisa ser lembrado de fazer após uma longa viagem de carro.

Para ativar, basta acessar o Menu > Configurações > Ativar o lembrete. Para personalizar a mensagem, selecione “Mensagem personalizada”, digite o texto e clique em “Pronto”.

 

5. Seja social

O Waze é um aplicativo de navegação com crowdsourcing, o que significa que ele é social desde o seu DNA. Os Wazers podem compartilhar o seu horário estimado de chegada (HEC) com outros usuários, para que as pessoas saibam, com base nas condições de trânsito, quando eles vão chegar.

 

A partir da sincronização das contas em redes sociais, os usuários também podem mandar automaticamente as atualizações via Facebook e Twitter.

Para enviar o seu HEC (Horário Estimado de Chegada) antes de começar a dirigir, selecione o amigo ou os amigos que gostaria de avisar e toque em Enviar, ou envie como uma mensagem de texto, mensagem no WhatsApp, e-mail ou link clicando em Mais.

 

Para enviar o seu HEC quando você já começou a dirigir, toque no painel do HEC na parte inferior da tela > envie a ETA e selecione o amigo ou os amigos que gostaria de avisar e toque em Enviar ou envie como uma mensagem de texto, mensagem no WhatsApp, e-mail ou link clicando em Mais.