Tecnologia

Windows XP deixará de ser atualizado pela Microsoft nesta terça; veja o que fazer

Caso o usuário deseje a licença do Windows 8.1, o download está custando R$ 410 e pode ser adquirida no site da Microsoft

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Durante os últimos 12 anos, a Microsoft ofereceu suport ao Windows XP, mas a partir desta terça-feira (8) não haverá mais assistência técnica para o Windows XP, neem mesmo atualizações automáticas que ajudam a proteger o computador. A Microsoft também não oferecerá mais o Microsoft Security Essentials, que serve  para proteger contra vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados, para download no Windows XP após essa data.


O anúncio do fim do suporte foi feito em 2007, mas o sitema ainda resiste e cerca de 18,6% dos computadores desktop do mundo, segundo dados da StatCounter.


Após o término do suporte, o computador continuará funcionando, mas poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança. Além disso, à medida que mais fabricantes de software e hardware continuarem otimizando para versões mais recentes do Windows, você poderá encontrar um grande número de aplicativos e dispositivos que não funcionam com o Windows XP.


É recomendável trocá-lo por um sistema atualizado - seja o Windows 8.1, sua versão mais nova, seja uma concorrente como o Ubuntu, distribuição Linuz gratuita e de interface amigável.


Caso o usuário deseje a licença do Windows 8.1, o download está custando R$ 410 e pode ser adquirida no site da Microsoft.