Arte e Decoração

Xô estresse por deslocamento: saiba como adotar a tendência de casa híbrida na decoração

A arquiteta Fernanda Messias explicou que esse novo padrão de moradia tem várias vantagens

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br)

Quer aproveitar o fim de ano para mudar o visual da sua casa? Você pode optar pelo modelo que mescla lar e trabalho no mesmo espaço - as casas híbridas. A arquiteta e sócia da T3 Arquitetura, Fernanda Messias, explicou que esse novo padrão de moradia tem várias vantagens.

“A geração atual preza pela praticidade. A casa convencional tem perdido sentido, pois implica em gastar tempo precioso no trânsito. Para empresários, é muito mais lucrativo manter um único espaço arrumado e eficiente do que uma casa e um local de trabalho. O modelo ainda é benéfico para a redução da poluição, pois há o reaproveitamento de energia e menos carbono sendo emitido pelos carros”, afirmou a arquiteta.

Foto: divulgação / Lucas Silva
Para aqueles que prezam pela privacidade, Fernanda Messias garante que não precisa se preocupar. "Um projeto bem pensado pode separar os fluxos de forma que não exista perda de privacidade. Quando o espaço já existe e é para se adaptar a essa nova modalidade podemos usar divisórias vazadas para preservar o interior da casa".

Sobre a estrutura do local, Fernanda recomenda divisórias e portas retráteis vazadas, no lugar das paredes. Bancadas de trabalho integradas à área externa também são úteis, pois permitem a entrada de luz natural e estimulam uma sensação de conforto, auxiliando na produtividade. Por fim, mas não menos necessário, é preciso ter domínio na escolha das cores e da área, já que uma boa iluminação artificial e ergonomia dos mobiliários podem tornar o espaço eficiente e funcional.

"Invista em cores claras com pequenos toques de cor. Mantenha os ambientes claros com iluminação branca para gerar atenção. Outra dica é priorizar o uso de  luz direta e indireta em cima da bancada de trabalho evitando sombra. É possível ainda usar luminárias de bancadas caso a iluminação do local já exista",  aconselhou Fernanda.
Foto: divulgação / Lucas Silva
A arquiteta ainda deu dicas de como adaptar a casa para a decoração híbrida sem gastar tanto. "Opte por papéis de parede, pintar as paredes com cores claras e trocar os estofados por tecidos aconchegantes são boas opções para renovar e gastar pouco", concluiu.