Mundo

'Yosemite quebrou Andy', postou alpinista antes de rocha esmagá-lo

Home foi esmagado por uma rocha de 800 metros quadrados que se desprendeu no parque Yosemite

Agência O Globo

O alpinista esmagado por uma rocha de 800 metros quadrados que se desprendeu do paredão El Capitan, no parque nacional americano Yosemite, foi identificado como Andrew Foster, de 32 anos. O britânico celebrava o primeiro ano de casamento com a mulher, Lucy Foster, de 28 anos, que teve ferimentos sérios e foi levada a um hospital da Califórnia.

Foto:Reprodução/Facebook

"Yosemite quebrou Andy", escreveu o casal em seu blog de aventuras, um dia antes da tragédia, com uma foto da vítima cansada após escalar.

O britânico morreu ao ser atingido pelo pedaço de rocha, estimado em 40 metros por 20 metros, que se soltou do famoso paredão e despencou 200 metros. O casal movia um blog sobre aventuras e havia postado uma série de imagens da escalada em Yosemite. A viagem aos Estados Unidos era parte da comemoração do aniversário de casamento.

El Capitan é o maior monólito de granito do mundo, com pouco mais de 1,2 mil metros. Logo após o acidente, a polícia recebeu uma série de chamados de emergência, que relatavam a queda da rocha na trilha para a cachoeira. A administração do parque estima que sete rochas tenham se soltado e caído na quarta-feira — o que soma 1,3 mil toneladas paredão abaixo.

O parque ainda destacou que, por ano, há registro de 80 quedas de rochas. Mas fazia 18 anos que o último acidente havia resultado em morte. No total, Yosemite lista 16 vítimas e mais de 100 feridos em episódios do tipo desde 1857.

Andrew e Lucy se conheceram na universidade e compartilhavam o amor pela escalada.

Tags: Rocha, Esmagar, Mundo