Tecnologia

YouTube planeja oferecer filmes e séries de graça

Conteúdo do serviço premium será gratuito, mas com exibição de anúncios

Agência O Globo

O YouTube tem planos de disponibilizar de graça toda sua programação original futura, no momento em que a unidade de transmissão de vídeos do Google busca maior audiência para séries e filmes que estão limitados a assinantes do serviço.

A mudança na estratégia significa que, a partir de 2020, uma assinatura do YouTube Premium não será mais a única maneira de assistir à maior parte dos programas originais, já que todos os usuários terão acesso. Contudo, a audiência gratuita terá exibição de anúncios, enquanto os assinantes estarão livres da publicidade.

A empresa não detalhou o número total de assinantes da opção paga, lançada há três anos e disponível em 29 países. No Brasil, a mensalidade custa R$ 20,90.

O YouTube disse que a decisão de tornar a programação gratuita visa satisfazer o crescente interesse internacional em sua programação original e demanda de anunciantes de se associarem a conteúdos especiais. A medida também dá à companhia mais flexibilidade em comercializar seus programas.