Tecnologia

Youtube vai unificar conteúdos musicais em canais oficiais dos artistas

Plataforma terá ainda sistema de identificação para garantir royalties a criadores

Agência O Globo

O Youtube anunciou um plano para consolidar a disponibilização de obras musicais na plataforma, unificando todo o conteúdo produzido pelos criadores em um único lugar: o canal oficial do artista.

Segundo noticiou a Billboard, o efeito do novo serviço será de aglomerar diferentes canais dedicados à obra dos músicos. Tanto videoclipes, álbuns, singles ou performances ao vivo — como o Vevo — estarão reunidos um único destino.

Foto: Reprodução/ Instagram

O canal oficial do artista passará a ser a primeira opção a aparecer para os usuários em suas buscas. Os outros canais continuarão disponíveis, e podem ser encontrados através do sistema de busca avançada, caso o usuário queria encontrar um conteúdo específico do autor.

Com o novo serviço, o Youtube, que pertence ao Google, deverá impactar todos distribuidores de música do site, principalmente o Vevo, um dos maiores canais de vídeos musicais da plataforma. Quem estiver inscrito nestes canais "não-oficiais", somente receberá notificações do canal oficial quando novos conteúdos forem disponibilizados no site.

CRÉDITO AOS CRIADORES

Outro serviço que passará a ser oferecido aos artistas pelo Youtube será o de registro de conteúdo sob o"International Standard Name Identifier" (ISNI). O sistema atua como central de identificação pública de conteúdos de mídia, como músicas e videoclipes, que ajuda os autores a serem identificados mais efetivamente e garantirem os direitos de arrecadação sobre a reprodução de suas obras.

A própria plataforma vai disponibilizar códigos de ISNI para criadores que ainda não tenham a identificação de suas obras no site, permitindo um melhor gerenciamento de seus conteúdos no Youtube.