Casais sem filhos ou solteiros têm sempre um jeitinho diferente de arrumar a casa. Nesses casos, a decoração ideal é aquela que trabalha a funcionalidade nos móveis e elementos, ou seja, que traz facilidades para os moradores nas atividades diárias. Porém, não pode esquecer de também deixar os cômodos charmosos e confortáveis.
Em entrevista ao iBahia, a arquiteta Milla Holtz e seu sócio Bruno Sgrillo, revelaram as técnicas para ter uma decoração funcional em casa. "O objetivo dessa decoração é deixar a residência mais prática, com os objetos de uso frequente mais acessíveis, de forma organizada", pontuou Milla.
O ponto chave para alcançar a funcionalidade é evitar o excesso de móveis nos cômodos e optar pela integração. Um exemplo disso, é a utilização de cozinha americana ou em ilha, onde o ambiente e sala de jantar, ou estar, ficam separadas apenas por uma bancada, que serve inclusive para fazer as refeições mais rápidas em casa.
Confira as dicas dos profissionais de decoração para mesclar praticidade, conforto e modernidade aos ambientes:
1- Escolha móveis e materiais em cores neutras, de fácil manutenção e que sejam duráveis, ou seja, que não percam a graça com o surgimento de novas tendências.
Leia também:
2- Na sala, opte por um sofá compacto e móveis com grande capacidade de armazenamento. Por exemplo, um rack espaçoso para colocar de forma visível livros, luminária e outros objetos que você use mais. Vale também colocar a televisão fixa na parede ou em um painel.
3- Na cozinha, tenha preferência por armários e prateleiras tipo nichos, abertas, para armazenar panelas, pratos e copos. Deixe os talheres expostos, em potinhos ou suportes na parede, próximo ao espaço de preparar as refeições.
4- Para o quarto, vale utilizar prateleiras no alto para colocar itens decorativos e organizar as coisas no guarda-roupa por ordem de prioridade, levando em conta o que você usa mais no dia a dia.
5- Escolha uma iluminação regulável, que se adeque a sua necessidade (estudar, fazer um jantar romântico, meditar ou receber os amigos).
6- Use pufes em lugares estratégicos da casa, na varanda ou no espaço entre os cômodos.
7- Se você gosta de plantas, pode optar por espécies suculentas de pequeno ou médio porte na janela da cozinha, na varanda ou no corredor entre os quartos. O interessante dessas plantas é que elas não exigem tantos cuidados.
8- Para aproveitar bem o espaço, em caso de residências compactas, a dica é utilizar peças de usos diversos como: sofá-cama, mesas laterais e bancada de mármore.
9- Se você não fica tanto tempo em casa e não gosta de perder tempo, dê preferência a um piso com revestimento metálico ou em porcelanato, pois além de trazer elegância ao ambiente são fáceis de limpar.
*Sob supervisão de Aline Caravina
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!