Bernardo foi considerado o Melhor Sommelier do Mundo em 2004 |
Em um jantar romântico, deve-se prestigiar os vinhos que transmitem elegância e discrição. Entre as sugestões, estão o branco Chardonnay da Borgonha e o tinto Tempranillo da Espanha. Também podem ser servidas garrafas de marcas prestigiadas de champanhe.
Já em um almoço de negócios, deve-se levar em consideração o rótulo da bebida, que impressiona os convidados ao mesmo tempo em que os deixa seguros da sua escolha. Entre as sugestões de Enrico Bernardo estão os brancos de Puligny-Montrachet e os tintos de Pomerol. Veja também: Adega premiada recebe novos nomes na carta de vinhos Veja dicas para combinar queijos e vinhos
Na hora da escolha do vinho, a personalidade dos convidados que o degustarão também deve ser levada em consideração. Pessoas vivas e extravagantes geralmente preferem as bebidas mais aromáticas, enquanto as tímidas e reservadas costumam optar por vinhos de origem prestigiada e com nuances sutis.
O tempo também não pode ser deixado de lado, já que influencia o humor das pessoas. Em dias ensolarados, sirva vinhos frescos e leves, de preferência não envelhecidos em madeira. Em dias frios, vinhos maduros são melhores opções.
Em viagens, a dica é experimentar os vinhos locais, que, em geral, estão harmonizados com os pratos típicos da região.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade