Um restaurante no sul da Suíça resolveu adotou uma nova medida para evitar desperdício no buffet: quem deixar comida no prato paga uma multa de quase metade do valor da refeição.
O Patrizietta cobra 12 francos suíços (cerca de R$ 30) pelo buffet de almoço, onde os clientes podem se servir à vontade. Por isso, alguns costumavam deixar grandes quantidades de comida no prato, o que incomodou o novo gerente da casa. A multa estipulada por ele é de cinco francos, o que equivale a R$ 12.
"Fico chateado quando tenho que jogar fora comida que ainda está boa", explicou Giovani Tafuro, o novo gerente, ao jornal local "20 Minutes". "Não é porque estamos em uma sociedade rica que podemos nos dar ao luxo de banalizar a comida".
A tática já é comum em alguns restaurante no Brasil, principalmente em estabelecimentos que funcionam no esquema de rodízio, mas os europeus ficaram chocados. Em entrevista ao mesmo jornal, a nutricionista Muriel Clarisse condenou a nova medida. "Existe o risco dos clientes se forçarem a comer tudo para não ter de pagar a multa, desrepeitando os sinais de saciedade do corpo", diz.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade