Iniciativa audiovisual capixaba, o Projeto Cozinha é um canal de receitas que mostra a gastronomia como arte em vídeos produzidos para a internet. Desenvolvido pelo fotógrafo Alex Gouvêa, pelo publicitário Diego Navarro e pela jornalista Bárbara Luz, o projeto tem como objetivo inspirar paixão pela gastronomia ao retratar o ato de cozinhar como uma experiência artística e lúdica.
Em vídeos que têm os ingredientes como protagonistas, o espectador acompanha todas as etapas de preparo da receita escolhida ao mesmo tempo em que a linguagem cinematográfica transborda a tela. "Não há um apresentador, não há texto na tela ou qualquer outra informação que desvie a atenção da nossa proposta principal, que é mostrar as alquimias culinárias que transformam uma combinação de ingredientes em pratos saborosos.", afirma Bárbara Luz. O detalhamento de cada receita, com quantidades de ingredientes e modo de preparo é encontrado na descrição abaixo do vídeo, não apenas em português, mas também em outras línguas. De acordo com Diego Navarro, um dos diferenciais do canal é o intuito de se tornar acessível ao máximo de pessoas possível em todo o mundo. Algumas das receitas foram traduzidas para outros idiomas, como inglês, alemão e espanhol, em parceria com o Projeto Talk, da Aiesec Vitória, que recebe intercambistas de vários lugares do mundo. "Além disso, estamos em processo de colocar legendas de acessibilidade através desse recurso do YouTube em todos os vídeos. Assim poderemos alcançar um número maior de pessoas ao redor do globo, possibilitando a escolha do seu idioma para acompanhar o passo a passo da receita", acrescenta Diego.
Premiação impulsionou o projetoA experiência do Projeto Cozinha começou sem grandes pretensões pelo trio, que queria montar um portfólio de trabalho na área. "Começamos o projeto na raça e com a ajuda da chef Narjara Pianis filmamos o piloto, que foi a receita do Pudim Romeu e Julieta", conta Alex Gouvêa. Mas mesmo antes de lançarem o vídeo, o projeto foi contemplado pela chamada criativa "Narrativas do Brasil", maior iniciativa de financiamento de produção audiovisual brasileira para internet, que contou com o apoio do Ministério da Cultura e do Google Brasil (Youtube).Além da premiação em dinheiro para a produção de 10 vídeos, o prêmio ofertou três dias de capacitação em São Paulo, onde foram recebidos pela mesma equipe que cuida de grandes canais do Youtube, como Porta dos Fundos. E esse foi o impulso necessário para que o projeto se transformasse em um canal de culinária. O Projeto Cozinha não tem chef fixo e já contou com o apoio das chefs Narjara Pianis e Mônica Castelli. Parcerias com outros chefs e entusiastas da gastronomia também estão sendo conversadas. Após a produção dos 10 vídeos para o Narrativas do Brasil, os idealizadores estão investindo recursos próprios para manter o canal.
Verrine de creme com frutas vermelhas |
Doce de abóbora com coco |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade