|
---|
McCoy Tyner tocou com grandes ícones como o saxofonista John Coltrane, o guitarrista John Scofiled e o baixista Ron Carter |
Depois de receber em 2011 o show de uma das maiores cantoras de soul da atualidade,
Sharon Jones e sua banda The Dap-Kings, a Sala Principal do Teatro Castro Alves agora será palco, na quarta-feira, dia 2 de maio, para o concerto de uma lenda do jazz modal e hard bop, McCoy Tyner (EUA). Dessa vez, a iniciativa é do novo projeto Santo Antônio Jazz Festival (SAJF), evento musical que trará a Salvador uma série de shows de jazz com artistas internacionais e locais do gênero. Este projeto conta com o patrocínio da Oi e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, além do apoio do Instituto Oi Futuro.
McCoy Tyner Nascido na Filadélfia, nos Estados Unidos, herdeiro musical de pai pianista, McCoy Tyner estudou sucessivamente na Filadélfia, na West Philadelphia Music School" e "Granoff School of Musi". Em 1959, ele foi o pianista de "Jazztet", codirigido por Benny Golson e Art Farmer. De 1960 a 1965, ele tocou com a lenda John Coltrane. Além de Coltrane, ele gravou muitos outros álbuns (quarteto, quinteto, com uma big band organizada por Eric Dolphy) para os selos "Atlantic" e "Impulse". Sua rica discografia, de 1962 a 2007, soma 79 discos gravados em diversas gravadoras e selos. O quarteto composto por John Coltrane no saxofone, Tyner ao piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones na bateria é um dos mais famosos na história do jazz. Este grupo é ainda o mais emblemático na figura de jazz modal.
Quarteto McCoy Tyner, John Coltrane, Jimmy Garrison e Elvin Jones, interpretando 'Naima', em 1965: McCoy TynerSala Principal, Teatro Castro Alves (Pça 2 de Julho, s/n, Campo Grande) Quarta-feira, dia 02 de maio, às 21h Preço: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)