O pianista, compositor e arranjador João Donato, de 88 anos, considerado um dos principais expoentes da bossa nova, teve a morte confirmada nesta segunda-feira (17) pela família.
Donato, que havia sido internado após uma infecção no pulmão, morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde.
Leia também:
O acreano que tinha mais de 70 anos de carreira, ficou marcado pela criatividade e pelas misturas dos gêneros musicais. Em 1945, ao se mudar para o Rio de Janeiro com a família, conheceu o grupo Namorados da Lua, e se apresentou em diversos lugares.
A carreira profissional do multi-instrumentista, compositor de 'Aquarela do Brasil', foi iniciada em 1949, como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional.
O músico teve o 1º LP produzido por Tom Jobim, 'Chá Dançante', com canções de Ary Barroto, Lupicínio Rodrigues, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e mais.
Entre as grandes parcerias do artista estão Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery, entre outros.
O último trabalho lançado pelo artista foi o 'Serotonina', que tem produção musical de Ronaldo Evangelista e trouxe canções inéditas do músico.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!