Nesta quarta-feira (25), às 19h, a Casa do Benin abre as suas portas para um ensaio especial da Orquestra Afrosinfônica. Este concerto compõe a programação do 'Novembro Negro', da Fundação Gregório de Mattos, e inicia as comemorações dos '16 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres'. A campanha representa um período importante de conscientização ao Direito da mulher e se encerra exatamente na 'Semana Mundial dos Direitos Humanos'.
Foto: Divulgação/Rosilda Cruz |
Afrosinfônica vai apresentar uma prévia do 'Música & Direitos Humanos 2015', evento em que participa no dia 12 de dezembro, ao lado de Maria Bethânia. Para este ensaio, o maestro Ubiratan Marques elaborou um roteiro com arranjos especialmente preparados para a sessão, que é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.
A data 25 de novembro ficou desde 1960 mundialmente marcada pela trágica morte das irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como 'Las Mariposas', mulheres que lutaram por soluções dos problemas sociais de seu país. Diversas vezes perseguidas e presas, o trio acabou sendo brutalmente assassinado. Anos depois, em 1981, o 25 de novembro foi instituído como 'Dia da Não Violência Contra a Mulher', após uma organização de mulheres de diversos países, o 'I Encontro Feminista da América Latina e Caribe', reunidas em Bogotá.
SERVIÇOData: 25 de novembro (quarta-feira) Horário: 19h Local: Casa do Benin, Pelourinho Ingresso: Gratuito
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade