|
---|
Durante o mês de Junho não será necessário se distanciar de Salvador para mergulhar no universo junino. A exposição Tradições Juninas - Um misto de fé, de concepção do museólogo Guilherme Figueiredo, levará para o Palácio da Aclamação, grande parte das tradições envolvidas nas comemorações a São Pedro, São João e Santo Antônio. A abertura será no dia 10 de junho, às 17h30h, no Palácio da Aclamação, e ficará em cartaz até o dia 10 de julho. A exposição revisita a linguagem que dá um gosto característico às histórias dessa época, tão vivenciadas no Norte/Nordeste do país. No dia da abertura, o público poderá contar com atrações relacionadas às festas dos santos populares. Na entrada, um trio de forró recepcionará os visitantes. Depois de passarem por todo o espaço museal poderão conferir, às 18h, os forrós de Gerri Cunha e Eugênio Cerqueira, trazendo o São João mais cedo para a cidade. As apresentações acontecerão num coreto, montado especialmente para a exposição, dentro doo jardim do Palácio. E ainda tem muito mais. Quem for conferir a exposição tem um plano de visita a ser executado. Logo no hall de entrada do Palácio da Aclamação foi montado um altar de dois metros em homenagem a Santo Antônio, um dos padroeiros dos festejos. Ao lado dele, um artesão ficará modelando imagens dos famosos santos da tradição junina. A exposição também abre espaço para o relacionamento entre os devotos e os santos juninos: o universo das simpatias. Serão expostas, em textos ampliados, cerca de 80 simpatias. As pessoas que visitarem a exposição também poderão deixar sua contribuição, escrevendo suas simpatias que deram certo.
Atrações nos finais de semana |
---|
Às sextas, sábados e domingos, o Jardim do Palácio da Aclamação vai se transformar num grande arraial e o público poderá prolongar um pouco mais a sua visita. O universo lúdico junino, apresentado pela composição dos artefatos presentes na exposição, ganha reforço com as comidas, músicas e artesanatos típicos do período, trazidos por uma da Feira do Instituto do Mauá que será montada dentro do jardim. Serão erguidas 30 barracas de culinária e artesanato, que transportam a movimentação típica dos interiores para o centro da cidade. As barracas terão objetos de argila, tecido, crochê, colcha de retalhos, fuxico, etc. Um cenário inspirado nas cidades do interior, decorado com bandeirolas coloridas e balões, criarão a composição visual. Mas, o ambiente musical também será responsável por trazer o São João para perto. Junto com a feira, o público poderá conferir shows num coreto montado especialmente para a apresentação das mais diversas atrações. Respeitando sempre o repertório junino, e com o foco no forró pé-de-serra. Trios nordestinos e muitas bandas de forró farão a festa dos visitantes. Nas sextas e sábados, todas as atividades vão das 14h às 20h, e aos domingos, das 14h às 18h.A entrada é gratuita.
Tradições JuninasPalácio da Aclamação Abertura: 10 de junho, às 17:30h. Visitação: De 10 de junho a 10 de julho. De terça a quinta, das 10h às 18h/Sextas, das 10h ás 20h/ Sábados, das 14h às 20h/ Domingos e feriados, das 14h ás 18h. Entrada Gratuita