|
---|
Lucas Santtana, Skanibais e The Baggios ajudam a compor a programação musical do evento |
Entre os dias 6 e 14 de dezembro acontece a primeira edição do Ponto FIAC, projeto que vai ocupar o Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, com uma programação de música e artes visuais, além de atividades culturais que promovem interação social, através das quais artistas vão compartilhar experiências com o público. Os shows musicais acontecem no cineteatro do local, com bandas e artistas do cenário nacional e local, e são precedidos e antecedidos por apresentação de DJs. Já a programação de artes visuais e de atividades culturais, que é gratuita, espalha-se pelo parque do solar e incluem instalações, projeções, oficinas e gastronomia.
Música - A programação de shows, que tem curadoria de Ronei Jorge, vai contar com bandas e artistas de vários estilos e de DJs que acompanham a mistura sonora e o caráter dançante do Ponto FIAC, sempre nos fins de semana. A abertura, dia 6, acontece com a banda paulista Bixiga 70, que mistura ritmos africanos ao jazz e funk. No sábado, é a vez da baiana Skanibais, banda instrumental que toca o ritmo jamaicano ska. No domingo, acontece uma dobradinha local, com A.MA.SSA (que mistura sonoridades eletrônicas com ritmos populares, principalmente o groove arrastado, normalmente associado ao pagode baiano) e Opanijé (que cruza hip hop com raízes afro-baianas). Os DJs deste primeiro fim de semana são Camilo Fróes (sexta) e Mauro Telefunksoul (sábado).
Veja também: Centenário de Vinicius ganha homenagem com 'Noites Culturais' Magary Lord retorna ao palco da San Sebastian nesta sexta-feira (6) Já no dia 12, a animação fica por conta da dupla de rock sessentista The Baggios, de Sergipe, e sua mistura que inclui blues e elementos de xote, funk, mambo, afrobeat, folk e country. Na sexta, Lucas Santtana apresenta o repertório do seu quinto disco, O Deus que Devasta Mas Também Cura, com seu estilo que funde estilos como samba, dub, funk, eletrônica e rock. E tem também a baiana Suinga, com seu som groovado. Fechando a programação musical, a baiana Pirigulino Babilake, e sua multiplicidade sonora. A escalação de DJs é: el cabongue (quinta, 12), Carol Morena (13) e Jerônimo Sodré (14).
Artes visuais - A programação de artes visuais do Ponto FIAC mostra trabalhos de criadores baianos de destaque na produção contemporânea, tendo como tema a memória do local – sede de uma antiga fazenda (a construção já existia no final do século 18), que também foi residência da família de Castro Alves, sede da prefeitura municipal e manicômio, o local abriga atualmente um espaço cultural e uma vasta área externa, com árvores e equipamentos de lazer. O artista plástico Ayrson Heráclito, cujo trabalho articula elementos da tradição afro-brasileira nas dimensões de tempo e espaço, vai usar a gastronomia como catalisador de experiência social, preparando uma grande moqueca de miraguaia, no último dia do evento e que será servida ao público. Tuti Minervino monta A Invasão das Luluzinhas, uma instalação bem-humorada que, composta de bonecas caracterizadas individualmente, questiona padrões, comportamentos e relações. A obra permanece no local durante todo o evento. E o VJ Gabiru preenche a programação com suas projeções nos fins de semana. Já numa parceria com o MAM, através do MVV – MAM Volante e Veloz, o Ponto FIAC promove duas oficinas gratuitas, de xilogravura e cerâmica. Além dos artistas baianos, a programação de artes visuais conta com o projeto Ambientes Infláveis, uma intervenção urbana e interativa dos artistas Hugo Richard e Natali Tubenchlak, integrantes do Barracão Maravilha Arte Contemporânea, do Rio de Janeiro.