Do iBahia, por Aline Caravina
Foto: Saulo Kainuma
Mais uma ação do Reiciclável neste Carnaval. Durval Lelys, a banda Asa de Águia e a Fundação SOS Mata Atlântica se unem na folia de Salvador em prol do meio ambiente. Para minimizar os efeitos do aquecimento global com a emissão de gás carbônico pelo trio elétrico, será realizado um plantio em áreas de restauração da Mata Atlântica. Apesar de os números apontarem a necessidade de repor à natureza um número inferior a 50 mudas, o Asa plantará 300 árvores, o equivalente a seis carnavais.
Os cálculos da neutralização de carbono para os seis dias de Folia de Momo foram realizados pelo Instituto Totum, por meio de dados de consumo sobre energia elétrica, transporte, utilização de geradores e lixo produzidos pelo trio.
Com a iniciativa, o grupo Asa de Águia é a primeira banda de axé a receber o selo “Plantamos Árvores”, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento do projeto.
De acordo com Durval Lelys, a compensação é fundamental para um Carnaval sustentável. “Os recursos naturais são finitos e precisamos fazer a nossa parte. O Reiciclável tem justamente esse papel de levar para a maior festa popular do mundo a conscientização ambiental. Vamos reciclar o amor, vamos reciclar a vida, vamos reciclar o lixo e vamos reciclar o carbono. Folia e sustentabilidade tem tudo a ver”, ressaltou Lelys ao resgatar o seu mais novo personagem da festa carnavalesca, que é o porta-voz do desenvolvimento sustentável na avenida.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!